Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A coluna Vertebral





A coluna vertebral é formada por 24 vértebras móveis, que são separadas uma das outras por um disco intervertebral, este disco é responsável pela mobilidade da coluna. Além do osso sacro mais o cóccix.


A coluna possui algumas curvaturas que são normais, o aumento, ou diminuição destas curvaturas podem representar doenças e precisam ser tratadas.
As curvaturas normais são quatro: a lordose cervical (1), a cifose torácica (2), a lordose lombar (3) e a cifose coccígea (sacro e cóccix (4)), Estas curvaturas são bem visualizadas quando observamos a coluna lateralmente. Em caso de encontramos curvaturas observando a coluna posteriormente, temos uma doença chamada escoliose.


A vértebra é a parte óssea da coluna, e o orifício de conjugação é o espaço por onde passam os nervos.
Entre as vértebras vemos o disco intervertebral e mais ao centro do disco encontramos o núcleo pulposo.

Quando nos movemos para frente, para traz ou para os lados o núcleo pulposo se movimenta também, porém em sentido contrário, ou seja, quando se dobra o tronco para frente, o núcleo vai para traz em direção ao nervo. O núcleo pulposo é muito mais rígido do que o disco e têm a tendência de “tentar fugir“. Quem impede esta “fuga” são os anéis fibrosos (ânulo fibroso) entorno do núcleo. Quando estes anéis são danificados o núcleo fica instável e pode conseguir “fugir”.
A saída do núcleo do centro do disco é chamada de hérnia de disco. A hérnia de disco pode acontecer entre qualquer uma das vértebras, porém a maior incidência se dá na região lombar na regição mais inferior entre a quinta vértebra lombar (L5) e o osso sacro (S1).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.