Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

domingo, 27 de junho de 2010

CORPOS - A EXPOSIÇÃO-

Visitantes podem ver corpos dissecados em exposição "CORPOS" no Brasil





Um corpo dissecado prestes a chutar a gol e outro arremessando uma bola de basquete, outtro segurando uma raquete de tênis em postura de saque são três dos 20 expostos na mostra "Corpos", aberta na sexta-feira (21/05/2010) encerramento previsto domingo (08/08/2010) , no parque Ibirapuera (São Paulo).
Há ainda 250 órgãos preservados com as mais avançadas técnicas de dissecação e preservação polímera (polimerização). O material permite deixar intactos tecidos, nervos e vasos sanguíneos. Os visitantes, tem o privilégio de ver tão magnífica preservação de estruturas para o estudo e desenvolvimento das ciências da saúde.
A simulação de movimento é uma das novidades que diferenciam essa exposição da anterior, realizada em 2007. Além disso, um corpo feminino integra o conjunto desta vez.
Na mostra, também é possível observar o que acontece com órgãos atingidos por doenças, como corações infartados e um pulmão com câncer e acidente vascular encefálico.
"A exposição é uma oportunidade educativa para as pessoas aprenderem como seus corpos funcionam e assim cuidarem melhor deles", resume o curador Dr. Roy Glover.


 A EXPOSIÇÃO” OCORRE NA OCA DO PARQUE DO IBIRAPUERA
Mostra já foi visitada por cerca de 15 milhões de pessoas no mundo

Depois de ser vista por aproximadamente 15 milhões de pessoas em cidades dos EUA e Europa – sendo três milhões em Nova York, onde está montada – “CORPOS - A Exposição” poderá ser visitada pela primeira vez na América do Sul.
A mostra está em cartaz em São Paulo, reunindo acervo com 20 corpos e 250 órgãos reais, distribuídos em cerca de 9.000 m² na OCA do Parque do Ibirapuera.
Em 2007, outra versão da exposição com corpos reais esteve na capital paulista, atraindo cerca de 450 mil visitantes à OCA. A realização do evento no Brasil é da Egg Produções, de Stephanie Mayorkis, em parceria com a Premier Exhibitions e a S2BN Entertainment.
Exposição  “Corpo Humano – Real e Fascinante (2007)”, anteriormente apresentada no Brasil.

Mudanças - São duas as principais diferenças dessa exposição em relação à “Corpo Humano – Real e Fascinante (2007)”, anteriormente apresentada no Brasil.
A primeira é que os visitantes verão os corpos expostos em poses que demonstram o movimento, como de um jogador de futebol, rugby, tênis e maratonista. Essas posições atléticas demonstram como o corpo funciona de dentro para fora simulando a atividade física.

A outra mudança diz respeito ao avanço do processo de dissecação. Em “Corpos – A exposição” são utilizadas as mais avançadas técnicas de dissecação e preservação polímera (polimerização), desenvolvidas pela equipe do diretor médico da mostra, Dr. Roy Glover (prof. emérito de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan), conferindo maior realismo às peças.
“Nesse processo, o tecido humano é permanentemente preservado usando silicone emborrachado líquido, que é tratado e endurecido. O resultado final é uma amostra preservada em nível celular, demonstrando com perfeição a complexidade de ossos do corpo, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos”, explica Dr. Glover.
Educação - Com seu caráter prioritariamente educativo, a mostra permite uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interferir no funcionamento do corpo. Por exemplo, um pulmão saudável colocado ao lado de um pulmão escurecido pelo hábito de fumar, fornecendo uma comparação mais poderosa que qualquer imagem de um livro ou texto. Visitantes poderão ver amostras de órgãos que sofreram infarto, câncer, dieta pobre e outras patologias, oferecendo a possibilidade do grande público ter acesso a materiais que anteriormente estavam disponíveis somente aos profissionais de medicina.
Setores - A exposição é dividida em nove setores para representar cada sistema do organismo humano: "Esqueleto e suas mais de 100 juntas”, evidencia o papel condutor e regulador do "Sistema Muscular"; a velocidade impressionante de comunicação das células do "Sistema Nervoso"; a utilização do oxigênio pelo "Sistema Respiratório" e os processos químicos e mecânicos que compõem o "Sistema Digestivo".
Também contempla o processo de filtração contínuo do "Sistema Urinário", a combinação única dos cromossomos do óvulo e do espermatozóide e a formação embrionária no "Sistema Reprodutor"; a manutenção da vida pelo "Sistema Circulatório" e a preservação de um corpo saudável graças aos avanços das pesquisas médicas e tecnológicas, representada em "O Corpo Tratado". Neste último segmento, são lembrados ainda o desenvolvimento de próteses para a maioria das partes do corpo e os equipamentos que auxiliam os médicos na sala de cirurgia.


http://www.corpos-sp.com.br/index.html

sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUIROPRAXIA PARA JOGADORES DE GOLFE -ESTUDO-



Quiropraxistas que realizaram a pesquisa: Da esquerda para direita  Yumi Chibana, Janice Satie Cavalcante, Adriana Hitome, Soraya  de Moura

Por: Marco Antonio Martins


Dados de um importante estudo foram apresentados no seminário organizado pela PGA do Brasil e ministrado pelo profissional inglês Tony Bennett, semana passada, no FPG Golf Center, em São Paulo. A esfera do golfe brasileiro está ganhando pela primeira vez uma pesquisa de nível universitário com o objetivo de avaliar o rendimento do full swing em golfistas utilizando o driver após o ajustamento quiroprático. A pesquisa é uma requisição exigida pelo curso de graduação de quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, incentivando o aluno a escolher um tema e a realizar pesquisas fora do ambiente acadêmico, coletando dados, analisando resultados, atualizando-se no mercado de trabalho e gerando assim ciência.


Dessa maneira, foi escolhido o mundo do golfe devido à influência familiar de uma das autoras, que foi contagiada pela paixão do pai pelo esporte. A coleta de dados no campo é realizada da seguinte forma: o golfista inicia realizando três tacadas com o driver. A distância percorrida pela bola é mensurada, enquanto o jogador é encaminhado para uma série de alongamentos ou um tratamento quiroprático acoplado com alongamentos.

Após a sessão com a quiropraxista, o praticante volta a bater mais outras três tacadas com o mesmo taco e é feita novamente a mensuração destas distâncias. A pesquisa tem o intuito de verificar se ocorre ou não o aumento da distância após a intervenção quiroprática.

O tratamento quiroprático envolve anamnese, avaliação postural, palpação muscular, palpação articular, ajustamentos quiropráticos na coluna vertebral e orientação postural. O ajustamento quiroprático é um movimento rápido e de pequena amplitude que tem por objetivo restaurar o movimento natural de articulações do corpo, aliviando a dor ou incômodo e melhorando o grau de amplitude de movimento.

Músculos trabalhados - Os alongamentos são realizados nos seguintes músculos bilateralmente: musculatura do antebraço, costas, pescoço e pernas. Estudos demonstram que na rotação do tronco no movimento de full swing do golfista existe um estresse de oito vezes a mais na coluna em relação a uma coluna saudável. Já um corredor tem uma carga de três vezes comparado à coluna saudável.

A região da coluna mais afetada pelo golfista é a região lombar, e quando isso acontece, o swing perde a sua qualidade real, levando a acertar a bola com menor potência. A quiropraxia possui resultados significativos como a redução de dor, aumento da amplitude de movimento e melhora da qualidade de vida.

Atualmente, o Arujá Golf Clube e o PL oferecem o espaço para a pesquisa, que é voltada exclusivamente aos jogadores que possuem handicap entre 0 a 15. O prazo da coleta de dados termina dia 24 de março. A pesquisa deve atingir 40 jogadores e é desenvolvida por Soraya de Moura e Yumi Shibana, com a assistência das quiropraxistas Hitomi Shiomi e Janice Cavalcante, e supervisionada por Débora Compagnoni e Leandro Giavarotti da Faculdade Anhembi Morumbi. Os interessados em participar devem entrar em contato com a PGA do Brasil, com Edson Felix da Silva, ou diretamente com as autoras da pesquisa: Soraya e Yumi e-mail de contato é o quirotrabalho@yahoo.com.br.

Marco Antonio Martins
MTb 24.583 Jornalismo
marco@fpgolfe.com.br


Publicado em 21/2/2006 13:02:47 Estudo


Site da federação Paulista de Golfe: http://www.fpgolfe.com.br/ler_materia.asp?cod_materia=4037

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Diferentes em tudo, até na dor - www.abcdor.com.br -

A dor é uma experiência única, pessoal e subjetiva, afetando de formas diferentes a todos nós. Quando somamos a experiência dolorosa com os costumes, cultura, hábitos, crenças e atitudes, temos uma maneira individual de sentir dor. Homens e Mulheres compartilham diferenças das mais diversas e não poderia ser diferente quando o assunto é dor.
A Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor publicou um artigo sobre as diferenças da dor no homem e na mulher.


Entre alguns pontos, o estudo aponta o que se já não bastasse a mulher ter muito mais problemas de saúde, quando comparada ao homem, a dor acaba por afetar, no dia-a-dia, mais as mulheres, como, as crises de cefaléia (dores de cabeça), tão comum e tão constante.
Acesse www.dor.org.br e confira mais sobre as diferenças entre homens e mulheres no que se refere à dor

 
 
Postado em 22 de junho de 2010  no Blog ABCdor
 
Acesse  www.abcdor.com.br. e confira mais sobre  o  tema DOR

sábado, 19 de junho de 2010

O QUIROPRAXISTA DA MADONA VAI Á TURNÊ COM ELA !!!




A equipe de Madonna cresce cada vez mais. Seu quiropraxista, Dr Steve Margolin passou a fazer parte da equipe da cantora de 50 anos, na turnê mundial que ela está fazendo do seu novo espetáculo “Sticky and Sweet Tour”.


“Será muito cansativo e ela necessita tê-lo por perto, para ajudar a aumentar o seu tempo de recuperação, depois de cada show”, uma fonte interna falou ao Life & Style.”

“Por causa desta Turnê Mundial e do estresse que ela coloca em cada performance, ela necessita de atendimento diário para relaxar, como tambem para se manter mentalmente forte”, completa a fonte.
 
Ref.
http://www.quiropraxia.org.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Dor lombar um dia teremos uma?

Por Pablo Blass Valverde, DC




Estima-se que 80 % da população mundial sofre ou sofrerá lombalgia em algum momento em suas vidas. A dor lombar é a segunda maior queixa que leva a visitas aos consultórios de quiropraxia, perde somente para cefaléias e dor em ombro. A maioria dos casos de lombalgia são mecânicas sem causas sistêmicas, isto é, não causado por condições sérias, tais como a artrite, infecção, fratura, ou câncer.

Quais as causas da lombalgia?


A região lombar é uma estrutura complexa formada de ossos, vértebras, articulações, ligamentos e músculos. Você pode sofrer uma torção ligamentar, tensão muscular, hérnia de disco, dor de origem articular, inflamação dos nervos que emergem entre as vértebras levando a dor para as pernas no trajeto do nervo (ciática), todos esses fatores podem levar á lombalgia. Acidentes, traumas ou a prática de esportes podem ser a causa da dor, movimentos simples do dia a dia como por exemplo, pegar um simples lápis que caiu no chão pode ter resultados dolorosos. Além, de condições como a artrite, vícios de postura, obesidade, e o estresse dos dias de hoje podem causar ou piorar a dor lombar. A dor lombar também pode resultar diretamente de doenças em órgãos internos, tais como pedras nos rins, infecções urinária, cólicas menstruais, câncer de próstata.
As dores nas costas fazem parte da nossa vida diária, porém, com a coluna saudável, essas dores tornam-se menos graves e tem solução espontânea dentro de 1 ou 2 dias. Algumas, entretanto tornam-se persistentes. O que faz a dor permanecer por um período mais longo não é compreendido totalmente, mas diversas razões podem contribuir como o estresse do dia a dia, atividades repetitivas, insônia, má alimentação, falta de exercícios regulares e depressão. Além disso tudo, a dor crônica pode modificar a maneira com que os sinais da dor são captados pelo cérebro, e depois com o tempo ao menor estímulo passamos a sentir dor e nos tornamos mais sensível e mais resistente aos efeitos de medicamentos necessitando cada vez mais, e portanto mais suscetíveis a desenvolver síndromes dolorosas como a “fibromialgia”.
 
A lombalgia pode sumir do mesmo modo que apareceu?


Até recentemente, os pesquisadores acreditaram que a lombalgia pode ter uma resolução espontânea. Nós aprendemos, entretanto, que isso não é verdade. Um estudo recente mostrou que quando a lombalgia não é tratada, pode sumir temporariamente mas retornará muito provavelmente. O estudo demonstrou que mais de 33% dos pacientes que tiveram um episódio de lombalgia, a dor dura mais de 30 dias. Somente 9% dos pacientes que tiveram lombalgia por mais de 30 dias podem permanecer por 5 anos ou mais sem tratamento.
Um outro estudo fez uma revisão da literatura sobre a história natural da doença. Os resultados mostraram que quando é ignorada, a lombalgia não tende a melhorar pelo contrário o estudo demonstra que a dor lombar permanece por longos períodos depois dos primeiro sintomas.


O que posso fazer para evitar a lombalgia?


Se a sua lombalgia não passar em poucos dias, visite seu quiropraxista. Sua dor ocorre frequentimente devido a alterações biomecânicas conhecidas como (complexo de subluxação vertebral) que interferem na mobilidade normal e funcionamento do sistema nervoso e da saúde em geral o qual seu quiropraxista está apto em identificar essas alterações e corrigi-las. Muitos pacientes de quiropraxia relatam o alívio rápido dos sintomas e eficácia em longo prazo.


O ajuste quiropratico como é mais conhecido é um tratamento seguro e eficaz para dor nas costas. O ajuste quiropratico é um dos três tratamentos indicados para lombalgia cuja eficácia é comprovada por pesquisas rigorosas. Reduzindo a dor e diminui a necessidade de medicação. A quiropraxia Ajuda na evolução mais rápida do tratamento em conjunto com outras formas de terapias físicas como Pilates, RPG, Fisioterpia e Acupuntura entre outros.

Como Posso evitar a dor?

  • Não levante peso dobrando suas costas para frente, Agache dobrando os quadris e joelhos e para objetos no alto, mantenha sua coluna reta sem perder as curvas fisiológicas (lordose lombar e cervical e a cifose torácica) Não torça seu corpo ao levantar da cama ou sair do carro.
  • Empurrar é melhor que puxar, quando você precisa mover objetos pesados.
  • Se você precisa permanecer sentado por períodos longos, faça paradas a cada 40 min. / 1hora e alongue-se.
  • Prefira usar sapatos confortáveis, tênis ou sapatênis ou sapatos com saltos baixos; evite salto alto.
  •  Exercite-se regularmente. Um melhor estilo de vida e práticas saudáveis contribui para reduzir as dores nas costas
Que devo eu dizer a meu quiropraxista?


Diga de forma objetiva  e clara sobre sua queixa quanto a dor, mobilidade, e outros sintomas!
Assim ele poderá entender o que você tem e direcionar melhor o seu tratamento.


Referências
1. Hestbaek L, Leboeuf-Yde C, Engberg M, Lauritzen T, Bruun NH, course Mannich C. In low-back pain in a general population. Results of a study in five-year perspective. J Manipulative Physiol There 2003 May; 26 (4) :213-9.
2. Hestbaek L, Leboeuf-Yde C, low-back pain Mannich C.: What is the long-term course? A review of studies of general patient populations. Spine J 2003 Apr; 12 (2) :149-65 De Eur
3. Stig LC, Nilsson O, pattern C. Leboeuf-Yde Recovery of patients treated with chiropractic spinal manipulative therapy for low back pain long-lasting or recurrent. J Manipulative Physiol There 2001 May; 24 (4) :288-91.
4. Features Nyiendo J, de Haas M, Goodwin P. Patient, practical activities and one-month results for chronic low-back pain, recurrent treated by chiropractors and doctors of family medicine: a feasibility study-based practice. J Manipulative Physiol Theraphy 2000 May; 23 (4) :239-45.
5. Time to recognize the value of chiropractic care? The satisfaction surveys of science and patient cite usefulness of spinal manipulation. Orthopedics Today February 2003, 23 (2) :14-15.
6. Lawrence H. Wyatt, CC, DACBR, professor, Division of Clinical Science, Texas Chiropractic College.
7. Valverde Pablo Blass, DC, professor e supervisor de estágio supervisionado obrigatório, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo Brasil.










quinta-feira, 10 de junho de 2010

A coluna Vertebral





A coluna vertebral é formada por 24 vértebras móveis, que são separadas uma das outras por um disco intervertebral, este disco é responsável pela mobilidade da coluna. Além do osso sacro mais o cóccix.


A coluna possui algumas curvaturas que são normais, o aumento, ou diminuição destas curvaturas podem representar doenças e precisam ser tratadas.
As curvaturas normais são quatro: a lordose cervical (1), a cifose torácica (2), a lordose lombar (3) e a cifose coccígea (sacro e cóccix (4)), Estas curvaturas são bem visualizadas quando observamos a coluna lateralmente. Em caso de encontramos curvaturas observando a coluna posteriormente, temos uma doença chamada escoliose.


A vértebra é a parte óssea da coluna, e o orifício de conjugação é o espaço por onde passam os nervos.
Entre as vértebras vemos o disco intervertebral e mais ao centro do disco encontramos o núcleo pulposo.

Quando nos movemos para frente, para traz ou para os lados o núcleo pulposo se movimenta também, porém em sentido contrário, ou seja, quando se dobra o tronco para frente, o núcleo vai para traz em direção ao nervo. O núcleo pulposo é muito mais rígido do que o disco e têm a tendência de “tentar fugir“. Quem impede esta “fuga” são os anéis fibrosos (ânulo fibroso) entorno do núcleo. Quando estes anéis são danificados o núcleo fica instável e pode conseguir “fugir”.
A saída do núcleo do centro do disco é chamada de hérnia de disco. A hérnia de disco pode acontecer entre qualquer uma das vértebras, porém a maior incidência se dá na região lombar na regição mais inferior entre a quinta vértebra lombar (L5) e o osso sacro (S1).



terça-feira, 8 de junho de 2010

MANUAL DE BOAS POSTURAS

Um guia para você desentortar sua coluna e não se tornar mais um refém da dor nas costas, problema que atinge 80% da população. Segue 9 dicas que vão endireitar seu cotidiano.

Por Dr.Pablo Valverde, quiropraxista,;Dr. Jamil Natour, médico reumatologista

design Thiago Lyra

O primeiro ancestral humano que aprendeu a se locomover sobre os dois pés pode muito bem ter proferido, logo depois de suas passadas de bípede estreante, uns “ais” de desconforto — ou algo do gênero. Isso porque sua coluna passou a sustentar sozinho todo o peso do corpo, que, antes do advento da nova forma de caminhar, quando a humanidade andava de quatro, era mais bem distribuído. A dor nas costas é um legado com o qual grande parte da humanidade tem de lidar diariamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da população sofra “ou vai sofrer”, de lombalgia, a sensação dolorosa que surge na parte mais baixa da coluna.

Sobrepeso, alterações na mobilidade e função em vértebras e músculos em desequilíbrio são alguns dos gatilhos que disparam o problema. E, para deixar esse panorama ainda mais dolorido, entram em cena as posturas erradas no dia-a-dia. “Elas não são a causa da dor, mas contribuem bastante para piorar do quadro”, explica Dr. Pablo Valverde “O corpo nos avisa quando a gente faz alguma coisa errada”, diz o reumatologista Dr. Jamil Natour, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). “E esse aviso vem geralmente na forma de dor. Ela deve ser respeitada e nunca negligenciada”, completa. Veja as saídas e os conselhos para não cair em armadilhas.

ENDIREITE-SE OU... Dor de cabeça

Seu nome é pomposo: cefaléia cervicogênica e ou tensional. Esse tipo de dor de cabeça pode vir à tona devido a uma tensão muscular no pescoço. “Esticá-lo à frente para ler algum texto no computador pode provocar esse sintoma”, explica Dr. Pablo Valverde.

MALES DIGESTIVOS/ CÓLICAS

A má postura e alteração nas curvaturas normais da coluna vertebral (cifose lordose fisiológicas) fazem com que a menstruação e outras funções vitais como a digestão, que tem a sua função controlada pelos nervos que saem entre as vértebras, tenha seu fluxo do impulso nervoso alterado. Portanto, órgãos como o estômago, intestino e útero tem a sua função comprometida levando ao aparecimento de sintomas como má digestão, cólica menstrual e intestino preso.

QUE FRIO, QUE DOR!

As sensações doloridas que afligem a coluna podem aumentar quando a temperatura ambiente cai. Isso porque a musculatura fica mais enrijecida, o que torna o problema ainda mais penoso. É como se fosse uma espécie de recolhimento para se proteger do frio.

DESENTORTE SEU COTIDIANO. Pequenos ajustes quiropraticos na coluna vertebral e orientações nas posturas do dia-a-dia contribuem para afastar o fantasma da dor!!

Introduzir ligeiras mudanças posturais na sua rotina já é um grande avanço. “Não é necessário ficar 24 horas numa posição correta. 5 horas já resolvem”, diz o quiropraxista Dr. Pablo Valverde. “O tempo de atenção e manutenção da postura e evitar movimentos repetitivos são alguns dos fatores determinantes para que músculos e articulações fiquem mais saudáveis.”

1. Na hora de carregar pesos

Você já deve ter ouvido ou lido este conselho algumas vezes, mas, por preguiça ou esquecimento, deixou de carregar objetos pesados do jeito certo. Para o bem de sua coluna, flexione os joelhos (como a moça à esquerda), pegue a peça e, com calma, levante-se. Dessa forma você estará transferindo a carga para os músculos das pernas, que são mais fortes do que os das costas — afinal, eles não foram projetados para transportar grandes volumes.

2. Até a calça

Na hora de vesti-la, o mais adequado é sentar-se na cama ou numa cadeira. Em seguida vista uma perna de cada vez. Por fim, levante-se e feche ou abotoe.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4. Para calçar os sapatos

Sim, também há uma maneira correta de realizar essa atividade tão corriqueira. Se você já é predisposto a dores nas costas, calçá-los numa posição errada, forçando a coluna, só vai piorar a situação. Assim, para evitar problemas, sente-se, traga o pé até o joelho e calce o sapato. Não abaixe o corpo para isso.

 
 
 
 
 
 
 
 
  
3.Olha  curvatura

Ficar inclinado por muito tempo na mesma posição é muito prejudicial para a coluna, que tem três curvaturas naturais. Quando elas sofrem alterações excessivas, aumenta-se a sobrecarga sobre os discos vertebrais. Nos indivíduos predispostos ao problema... é dor na certa.

 
 
 
 
 
    
5. Ao passar roupa

Esta dica também é válida para quando se vai lavar louça: pegue uma ou duas listas telefônicas e as disponha no chão como um apoio para os pés. Procure alterná-los sobre essa espécie de degrau.  Deixe a tábua na altura pelve (bácia) para reduzir a tensão nos ombros. Assim você relaxa também a curvatura da lombar, diminuindo a dor e prevenindo lesões.




 
 
 
 
6. Nada de torce retorce
Evite virar o corpo intensamente. O mais saudável é no carro usar os espelhos para manobrar; no escritório levantar-se da cadeira ou girá-la — use o mobiliário a seu favor. Quem já apresenta algum problema nos discos vertebrais,                      os amortecedores entre as vértebras , está mais sujeito a lesões quando realiza essas rotações abruptas. Ou seja, elas abrem caminho para uma hérnia.




7. Na cama lendo

Para essas horas, o recomendado é sentar-se com toda a coluna encostada na cabeceira da cama — se quiser, ponha um travesseiro atrás das costas. As pernas podem ficar esticadas ou flexionadas. Mantenha os cotovelos apoiados no colchão. Se quiser erguer mais o livro, use então dois pequenos travesseiros sob os braços.



8. Bolsa a tiracolo

Procure alterná-la entre o ombro esquerdo e o direito — mas atenção com o tamanho e o peso. Se for realizar uma longa caminhada, o aconselhável é usar o modelo transversal, que facilita a transferência de carga da perna direita para a esquerda. E, na hora de carregar grandes volumes, opte por uma mochila, que promove uma distribuição simétrica do peso.





9. Apague o cigarro e pratique exercícios

Livre-se do pigarro. Ao tossir o fumante pode sentir uma dor momentânea nas costas. Isso porque há um aumento de pressão na barriga e no tórax e, daí, os nervos que saem das vértebras acabam apertados. Resultado: "muitos ais"!






CHEGA-PRA-LÁ NO INCÔMODO TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS!!!

sábado, 5 de junho de 2010

Dor crônica faz parte da rotina de muitos brasileiros

Tratamento multidisciplinar oferece melhores resultados.
Cerca de 30% da população brasileira, ou seja, 55 milhões de pessoas sofrem com a dor crônica. As mulheres são as mais atingidas. Como evitar que a dor se torne a própria doença?

Globo News Notícias - Espaço Aberto Edição 25/05/2010 - Publicado em 26/05/2010 - 08h44 http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1595813-17665-382,00.html
2000-2010 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nova Geração de Usuários de Microcomputadores: “Um Perigo para a Coluna.”

O Brasil é um dos países que mais registraram nos últimos anos, um crescente número de usuários de computadores. Relativamente também cresceram os problemas relacionados à coluna, principais sintomas vão além de dores nos ombros, cotovelos, punhos e mãos ou nas costas: comportamentos agressivos, obsessivos e dependência; fadiga permanente, dores de cabeça e mal-estar constantes na sua maioria estão associados à má postura, e ao tempo de uso diário. Todos esses fatores podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto leva a formação do que chamamos de complexo de subluxação vertebral (CNV). Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.


Analisando os casos de desvios posturais e dores crônicas para auxiliar as pessoas que sofrem com os sintomas de artrose, artrite, hérnia de disco, escoliose, Hipercifose, hiperlordose, dores causadas pelo estresse, LER, DORT (doenças ocupacionais) tendinite e outros problemas da coluna e articulações, Eu como profissional na área da saúde quero divulgar, levando a conscientização e conhecimento popular, existe uma profissão na área da saúde de nível superior chamada quiropraxia, que da condições para seu corpo curar-se através da inteligência inata que existe dentro do seu corpo.
O quiropraxista tem a função e o dever de, através de uma entrevista (anamnese), exames físicos (ortopédicos e neurológicos), diagnosticar as alterações neuromusculoesqueléticas e, através do ajuste na coluna vertebral, restabelecer a função daquele seguimento motor, restabelecendo a comunicação normal e adequada entre o sistema nervoso e o resto do corpo. Com isso, o quiropraxista consegue restabelecer a homeostase daquele organismo, permitindo que corpo curar-se através da inteligência inata e consiga voltar ao seu estado de saúde, reduzindo e evitando assim, os sintomas que nada mais são do que avisos de que algo não está funcionando bem naquele corpo.

Para isso, o quiropraxista conta com diversas ferramentas e técnicas dentro da quiropraxia que ele pode selecionar para cada tipo de paciente, realizando assim, um tratamento mais eficaz sem deixar de lado orientações posturais para conscientizar os usuários da importância e necessidade de uma boa postura no computador e nas atividades do dia a dia de modo a prevenir e evitar alterações na coluna vertebral.
Uma analogia utilizada para se explicar a quiropraxia é a de uma casa com um alarme contra incêndio. A casa começa a pegar fogo e o alarme é acionado. O que seria mais correto? Desligarmos o alarme ou apagar o fogo? Lógico que apagar o fogo. E é isso que a quiropraxia faz. Por isso se diz que a quiropraxia trata a causa e não os sintomas.

Com a quiropraxia, você irá fazer a diferença na vida dos seus pacientes, pois irá cuidar da saúde destes como um todo com intervenções eficientes e com conhecimento anatômico, biomédico e neurológico aprofundado e cientificamente comprovado quanto a sua eficácia no tratamento de doenças no sistema musculoesquelético.