Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

terça-feira, 3 de maio de 2011

ANÁLISE POSTURAL DO TPD - Má postura e alternativas terapêuticas - Blog VIDA COM SEGURANÇA



Acesse o Blog VIDA COM SEGURANÇA
"Má postura e alternativas terapêuticas. Observe a foto abaixo: Figura 1. Postura do TPD Aparentemente a nós leigos e trabalhadores de ..."

COMO A QUIROPRAXIA PODE AJUDAR COM A TENSÃO NOS MUSCULOS DO PESCOÇO

Novo estudo mostra como quiropraxista pode ajudar com tensão dos músculos da do pescoço conectados com a base do crânio associado a projeção da cabeça para frente o que pode causar cefaléia cervicogênica e a correlação anatômica encontrada entre o músculo reto posterior da baça e da dura-máter de a cordo com o Dr. Stephanie Maj
O estudo, publicado na revista “Spine ", mostra a relação dos músculos do triângulo suboccipital e sua relação com dores de cabeça cervicogênica (dores de cabeça que são causados por subluxações no pescoço.)
Isso nos leva a pensar no problema que não só eu, como muitos colegas que durante a prática clínica encontra em mais de 75% dos pacientes que vêm ao consultório: apresentando uma anteriorização da cabeça. Esta posição (ver figura 1) coloca o pescoço em uma posição estendida, que coloca pressão sobre os nervos que vão para os músculos na parte de trás do pescoço, logo abaixo do crânio (o grupo do músculo retos da cabeça).
Este estudo relata que os músculos se conectam à dura-máter. A dura-máter é a mais externa das camandas das meninges, a mais dura e mais fibrosa das três membranas ou meninges, que recobrem o cérebro e a medula espinhal.
Durante o estudo anatômico de cadáveres de indivíduos de treze anos, descobriu-se que em onze dos 13 exemplares tinham uma ligação entre o músculo reto posterior maior da babeça (em C2) e dura-máter
espinhal. [1] Um relatório anterior Hack (Spine 1995) [2] discutiu uma ligação encontrada entre os músculos reto posterior menor da cabeça e a dura-máter e sua relação com a cefaléia cervicogênica
O ponto mais interessante neste novo estudo é que a tração manual do músculo reto posterior maior da cabeça resultou no movimento bruto da bainha dural da raiz espinhal em C2, todo o caminho até a raiz do nervo T1. Hack sugeriu anteriormente que:"tinha-se especulado que a função da ponte muscular dural pode ser para evitar dobrar da dura-máter durante a hiperextensão do pescoço. Além disso, a evidência clínica sugere que a ponte muscular dura-máter pode desempenhar um papel importante na patogênese da cefaléia cervicogênica. "Os autores do estudo concluíram que" as várias manifestações clínicas podem estar ligados a esta relação anatômica. " É aqui onde entra a Quiropraxia e o estresse colocado sobre as estruturas superiores do pescoço relacionasos a postura da cabeça para a frente se torna-se uma estrutura importante para se avaliar no decorrer ou início do tratamento.
De acordo com Kapandji (Fisiologia das Articulações, Volume III), para cada 2,5 cm aproximadamente que a cabeça move-se para a frente, ela ganha 9,0 quilos de peso, tanto quanto os músculos em sua parte superior das costas e pescoço sofrem maio
r sobre carga. Isso porque, eles têm que trabalhar muito mais para manter a cabeça (queixo) elevado evitando de bater em seu peito. Esse posicionamento anormal também força os músculos suboccipital (aqueles que levantam o queixo) para permanecer em contração constante, colocando pressão sobre os nervos suboccipitais.
Esta compressão do nervo pode causar dores de cabeça, na base do crânio. A pressão sobre os nervos suboccipitais também pode ser confundido com uma dor decorrente de dor nos sínus (frontal) (sinusite) e
dores de cabeça. São estes os nervos e músculos que têm relação com a dura-máter e, portanto, com o tecido nervoso do cérebro e dores de cabeça.
Se você sofre de dores de cabeça de qualquer natureza, dê uma olhada em quão longe sua cabeça está na frente de seus ombros (que deve estar alinhada ouvido sobre o ombro.) Quiropraxia tem grande sucesso corrigir essa anomalia postural e quando corrigidas, podem levar a uma menor pressão sobre a parte superior do pescoço e uma redução significativa das dores de cabeça.

REFERÊNCIAS:
1. Anatomical Connection Between the Rectus Capitis Posterior Major and the Dura Mater
Spine (Phila Pa 1976). 2011 (Jan 27)
2. Anatomic Relation Between the Rectus Capitis Posterior Minor Muscle and the Dura Mater
Spine 1995 (Dec); 20 (23): 2484-2486
Dr. Stephanie Maj has a thriving family practice in the heart of Chicago. Her clinic is located at 1442 W. Belmont Ave., 1E, Chicago, IL 60657. 773.528.8485. www.communitychiropractic.net
Get Shareaholic for Internet Explorer
3.  Kapandji Fisiologia das Articulações, Volume III

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A MÁ POSTURA NO COMPUTADOR LEVA A DORES CRÔNICAS NO PESCOÇO/OMBROS E DORES DE CABEÇA

A flexão exagerada do pescoço e a extensão da cabeça sobre a tela do computador é ruim para os músculos, ligamentos e articulações da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, devido à sobrecarga mecânica gerada pela perda da curvatura cervical fisiológica o que dificulta sustentar o peso da cabeça em torno de 7 kg fora do eixo anatômico os quais não conseguem voltar rapidamente a uma situação de estabilidade e conforto.
A  Postura e A Coluna

Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura inferior da coluna (lombar) fica mais plana e a curvatura superior da coluna (cervical), mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor de “arrancamento de prego”, como também é conhecida, aumenta progressivamente.

Antes que os sintomas fiquem pior procure um quiropraxista.