Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Na primeira postagem de 2011 trouxe esse assunto  uma que vez que atinge grande parte de nós usuários de computador, digitadores, e pessoas do ramo da informática. entre outros.





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O QUE É?
Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.

Causas
A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

Sintomas
O principal sintoma é a parestesia, uma sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano.
A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma linha na agulha, segurar uma xícara. Perda de força dificuldade em pegar objetos e sustentar objetos como sacolas, panelas, copo, deixar as coisas caírem sem perceber.

Diagnóstico
Além da história clinica completa, exame físico o diagnóstico pode ser confirmado com uma Eletroneuromiografia, RNM.
Tratamento

O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese (vide foto abaixo) para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Além disso, o Tratamento com terapia física como a Quiropraxia e/ou Fisioterapia e/ou Acupuntura tem grande eficácia, visando efeito antiinflamatório, analgésico e aumento da circulação local, melhora da função do sistema neuromusculoesquelético liberando mais a mobilidade e reduzindo a inflamação sobre a inervação. Tratamento a base de gelo e bandagem elástica funcional também tem grande valor, ja que o mesmo reduz o processo inflamatório e o alívio dos sintomas. Se não houver melhora, pode-se aplicar cortisona (infiltração – aplicação de corticóide dentro da área dos sintomas), mas esse procedimento não é muito indicado, pois é uma medida paliativa, ou seja, pode durar um dia, uma semana, um mês…e é uma dosagem muito grande numa inervação muito pequena, não sendo assim tão eficaz.
Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico conservador, é indicada a cirurgia como ultima alternativa . Onde se faz a liberação do canal “insição no retinaculo dos flexores” liberando assim os movimentos e o espaço do túnel do carpo.
Foto órtese para tendinite/túnel do carpo


Recomendações
* Tente evitar atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho;
* Lembre-se de que alterações dos hormônais da tireóide e os liberados na gestação além de doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos;
* Mulheres no climatério estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno;
* Sente-se corretamente e apóie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.

Agora fiquem atentos, pois é uma doença bastante comum e muitos não sabem diagnosticar, pensam que pode ser apenas um “estresse” do punho (munheca) e realmente não é. É mais sério!

Procure sempre um profissional graduado!!!!

Fonte:  Machado & Martins – Síndrome do túnel do carpo http://eurp.books.officelive.com/Documents/1%203-02%20T%C3%BAnel%20do%20carpo.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.