Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

quinta-feira, 21 de junho de 2018

ESTUDO RELACIONA OCLUSÃO DENTÁRIA TAMBÉM COM O CONTROLE DA POSTURA E EQUILIBRIO



ARTIGO PUBLICADO EM: JornalDentistry em 2016-10-10
 

Nos últimos anos tem havido um crescente interesse médico em corrigir os dentes que não se tocam perfeitamente, a fim de evitar problemas como dor mandibular, diastema e apinhamento.

Um novo estudo concluiu que a oclusão dentária também está relacionada com o controlo da postura e equilíbrio.

FONTE: O JornalDentistry em 2016-10-10

A oclusão dentária é simplesmente o contato feito entre os dentes superiores e inferiores ao fechar a boca. Os dentes podem ser perfeitamente alinhados ou eles podem apresentar alterações com diferentes níveis de gravidade.

Dois novos estudos, realizados em colaboração entre o Departamento de Fisiologia da Universidade de Barcelona (Espanha) e da Universidade de Innsbruck (Áustria), confirmaram uma relação menos óbvia entre uma mordida imperfeita e o controle postural.
Outro aspecto a ser destacado é que, embora essa relação pode parecer estatisticamente fraco, torna-se mais forte quando experimenta fadiga ou quando a instabilidade é um fator.

Segundo Sonia Julià-Sánchez de Sinc, autor do estudos e investigador na Universidade Catalã. "Quando há uma má oclusão, ela é  classificada de acordo com critérios estabelecidos cientificamente. O que é relevante no estudo é que as más oclusões também têm sido associados a diferentes alterações motora e fisiológicas".

Ambos os estudos, cujos resultados foram publicados no Motor Control and Neuroscience Letters, fornece dados conclusivos que mostram que o controle postural é melhorado, tanto em equilíbrio estático como no dinâmico, quando as más oclusões são corrigidas posicionando a mandíbula em uma posição neutra.

Esta relação não é tão óbvia em condições estáticas diárias, embora possa haver condições associadas com patologias, tais como obesidade, que pioram a instabilidade do corpo, diminuindo assim o controle da postura e aumentando o risco de quedas.

Esta relação em atletas podem desempenhar um papel crucial, bem como na prevenção de lesões como entorses, distensões e fraturas causadas pela instabilidade inesperada à medida que aumenta a fadiga e diminui a capacidade de controle.

Seria útil, tanto para a população em geral como para os  atletas a considerar corrigir oclusões dentárias para melhorar o controle postural e, assim, evitar possíveis quedas e instabilidade devido à falta de resposta do sistema do motor.

A influência recíproca:
O controle postural é o resultado de um sistema complexo que inclui diferentes elementos sensoriais e motoras.

Nos últimos anos tem havido um crescente interesse científico na relação entre o sistema estomatognático (o conjunto de órgãos e tecidos que nos permitem comer, falar, mastigar, engolir e sorriso) e controle postural.

A ligação pode ter uma explicação neurofisiológica. Há uma influência recíproca entre o nervo trigeminal e o núcleo vestibular  que são responsáveis pela função mastigatória e controle do equilíbrio respectivamente, bem como entre os músculos da mastigação e do pescoço.

Esta influência poderia explicar a causa das  más oclusões dentárias afetarem negativamente o controle postural. Até agora não havia nenhuma pesquisa conclusiva.

O primeiro estudo levou em conta o tipo de oclusão dentária, bem como se houve tratamento ortodôntico anterior. Os resultados mostraram que as alterações no alinhamento dos dentes estavam relacionados com o menor controle de equilíbrio estático.
O segundo estudo avaliou o tipo de oclusão dentária, o controle da postura e cansaço físico, a fim de analisar a possível relação entre esses fatores. 

A análise demonstrou que o equilíbrio melhorou quando as más oclusões foram corrigidas, e que havia um impacto maior sobre o controle postural quando os indivíduos estavam cansados.

Fonte da história: Plataforma SINC - Department of Physiology at the University of Barcelona (Spain) e  University of Innsbruck (Austria). O 
Autores: Sonia Julià-Sánchez, Jesús Álvarez-Herms, Hannes Gatterer, Martin Burtscher, Teresa Pagès e Ginés Viscor.

Artigo completo: O JornalDentistry em 2016-10-10


Adaptação: DR. PABLO VALVERDE 

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Quiropraxia no SUS? Em várias cidades isso já é uma realidade.

Nessa entrevista, o quiropraxista Paulo Gomes Oliveira Neto fala sobre como resolver boa parte dos problemas que afetam a coluna e a saúde em geral.

PICS: Quiropraxia 
Data de Exibição -- 04-06-2018

Para assistir o video acesse o link: PICS: Quiropraxia Data de Exibição -- 04-06-2018


DESCRIÇÃO
O Ligado em Saúde apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O tema da vez é a Quiropraxia, prática de correção da coluna para tratar problemas que muitas vezes o paciente ainda nem tinha identificado e promover a saúde de modo geral. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o bacharel em Quiropraxia e especialista em anatomia humana, Paulo Gomes.

O CANAL
É um canal de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS), criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disponível na multiprogramação da TV Brasil, através do canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e no canal 62.4, em São Paulo, em rede aberta no Sistema Brasileiro de TV Digital. 

Canal Saúde / Fiocruz
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ. CEP 21040-900
Telefax: 55 (21) 3194-7700 | 0800 701 8122 | canal@fiocruz.br
O Projeto Canal Saúde é produzido pela Coopas Multimagens
Este Portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.


segunda-feira, 18 de junho de 2018

SANDY FEZ SESSÕES DE QUIROPRAXIA NA GESTAÇÃO!

segundo jornal http://www.estrelando.com.br, com matéria publicada em 08\02\2014.





Quando  Sandy estava grávida de 4 meses, ela optou por iniciar um acompanhamento terapêutico durante a gestação.

De acordo o jornal EXTRA, a cantora virou adepta da quiropraxia, que trata das disfunções mecânica das do sistema neuro músculo esquelético. A idéia da quiropraxia é remover toda e qualquer interferencia no sistema nervoso relacionado a coluna vertebral promovendo o maior potencial de saúde e uma gestação com menos intercorrências e reduzir o uso de medicamentos para dor.

Faça como a Sandy seja adepta da quiropraxia na Gestação.
Agende uma avaliação e faça um acompanhamento.
Entre em contato através do nosso telefone fixo (11)2604-2445, ou pelo WhatsApp (11)97653-2274.

QUIROPRAXIA-MOOCA SP

terça-feira, 12 de junho de 2018

OS BENEFÍCIOS DO CUIDADO QUIROPRACTICO DURANTE A GRAVIDEZ

 

Quiropraxia Mooca-SP



A Quiropraxia é um ramo da área da saúde que prioriza normalizar a função do sistema nervoso, bem como, as atividades da coluna vertebral e dos nervos que se estendem desde a coluna, até cada célula do corpo humano. 

Neste caminho, pode-se afirmar que a quiropraxia é extremamente importante para manutenção da boa saúde, inclusive para as mulheres gestantes. 

As visitas ao Quiropraxista durante a gravidez são tão importantes quanto as visitas pré-natais.
Tal fato se deve às mudanças ocorridas no corpo da gestante, como, por exemplo, a alteração e distribuição do peso. 

Melhor explicando, alterações na distribuição de peso e, consequentemente, do equilíbrio aumentam a demanda dos músculos espinhais e pélvicos, elevando o estresse nos ligamentos e articulações, além da ocorrência de desalinhamentos das articulações vertebrais e sacroilíacas.

Tais alterações ocasionam tensão e entorse das estruturas pélvicas e da coluna vertebral, bem como alteração das curvaturas. 

Em estudo realizado por Bery G, Hammar M e Moller-Nielsen (J et al. Obstet e Gynecol, 72: 71-75, 1988), identificou-se que as articulações sacroilíacas da pelve são responsáveis pela maioria dos problemas de dor lombar na gestação. 

Também descobriu-se que sete de dez mulheres sentiram alívio face aos ajustes quiropráticos.

Assim, mesmo se a gestante não estiver sentindo desconforto, ou mesmo passando por eventuais complicações na gravidez, é vital para a mulher receber tratamento quiroprático de maneira preventiva. 

Os quiropraxistas usam técnicas muito suaves, de baixa força e seguras, as quais são projetadas para proporcionar alinhamento, equilíbrio e relaxamento profundo, elementos-chave para um bom trabalho de parto.

Além disso, de acordo com dados da Fallon J. International Chiropractic Association (1994, Arlington, VA), as gestantes que recebem tratamento quiroprático apresentam uma redução de, aproximadamente, 25% no tempo médio de trabalho de parto se comparado ao tempo gasto por mulheres que não se submeteram ao tratamento quiroprático preventivo. 

Importante mencionar que um dos principais motivos da ocorrência de cesariana por complicações  é a restrição intra-uterina, que é a causa subjacente das dificuldades do parto, incluindo-se neste rol a má representação fetal e a desproporção céfalo-pélvica (Quiropraxia e Gravidez: Maior Conforto e partos mais seguros, Dr. Jeanne Om, DC).

Assim, quando há restrição intra-uterina o espaço para o bebê em desenvolvimento é muito limitado, ademais, o desenvolvimento ideal do bebê e a posição para o parto serão comprometidos. 

Sendo assim, receber atendimento quiroprático irá fornecer alinhamento e equilíbrio para o sistema nervoso da gestante, além de proporcionar melhora em sua pélve e ligamentos, proporcionando um ambiente confortável  que permite que o bebê se mova para a posição ideal de parto, livre de restrição intra-uterina ou pélvica.

Por fim, a quiropraxia reduz a interferência no sistema nervoso e permite que o útero funcione no seu potencial máximo, prevenindo-se, assim, a ocorrência de uma cesariana indesejada pela gestante. Para isso, a técnica de Webster é um procedimento amplamente utilizado dentro da quiropraxia, e aborda a restrição intra-uterina, liberando o sacro e equilibrando o ligamento redondo.


Portanto, recomendo às gestantes que procurem um profissional qualificado a fim de se submeter ao tratamento quiroprático, objetivando a prevenção de eventuais intercorrências na gravidez, além de estímulo à realização de parto normal.


Dr. Pablo Valverde  e equipe

sábado, 2 de junho de 2018

ENTENDA O ESTRESSE AGUDO DA SÍNDROME DE "BURNOUT"

Dr. Kalil Explica 23. Mai. 2018



A maioria de nós já sentiu empolgação com o trabalho, seja por começar em um novo cargo, desempenhar outras funções, iniciar um projeto. E então, com o passar do tempo, a pessoa fica cada vez mais exausta - e pensar sobre o emprego leva a um sentimento de tristeza e agonia. Essa é a Síndrome de Burnout.

A palavra vem do inglês e, na tradução, denota o sentimento das pessoas que sofrem desse estresse que chega ao grau mais agudo: a de "queimar" por dentro, uma sensação extrema de incômodo que chega a se tornar uma dor física.
"A exaustão acarreta sintomas como dores de cabeça, fadiga crônica, distúrbios gastrointestinais e no sono, tensão muscular, hipertensão, propensão a gripes", observou a pesquisadora norte-americana Christina Maslach, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, que trabalhou em diversos estudos no tema.

Recuperar-se do Burnout não é simples - muitas pessoas chegam a precisar de apoio psiquiátrico e psicológico, medicamentos e afastamento do trabalho ou da situação que serviu de gatilho.
Mas existem formas de prevenção e mudanças de hábitos antes que o Burnout aconteça:

·      Trabalhe de modo mais inteligente - nem sempre é fácil organizar completamente o tempo e as tarefas e diminuir as horas trabalhadas. Mas deve existir essa intenção. Aplicativos e ferramentas que resolvam atividades de modo mais eficiente são bem-vindos.

·      Desconecte - Também não é algo simples nos dias de hoje. Mas combinar com os colegas de trabalho e superiores que vai existir o tempo off-line, sem responder solicitações, é importante. O tempo fora do escritório é precioso para a saúde mental.

·      Diga "não" às redes sociais - O perigo é que sempre vai haver um tema nas mídias digitais ligado ao trabalho. Ou às pessoas do trabalho. E isso não deixa a mente espairecer. Distanciar um pouco desse ambiente é um ganho na qualidade de vida.

·      Relaxe de verdade - Dê um tempo real a si mesmo, sem culpa, horários e obrigações; e isso deve acontecer nem que sejam 10 minutos todos os dias. É o momento de acalmar o cérebro - e talvez dar um passeio após o almoço, ouvir uma música, tomar um suco com calma.

Revisão técnica
·      Prof. Dr. Max Grinberg
·      Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
·     
       Autor do blog quironamooca.blogspot.com : DR. PABLO VALVERDE


Acompanhe nas redes Sociais :
Facebook:  Quiropraxia-Mooca-SP
Instagran : @quiropraxiamooca

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

-->