Autora: Fisioterapeuta Dra. Tamires Tellini Lisboa (membro da equipe da Quiropraxia Mooca)
O que se tem visto na literatura é que o “retreinamento de corrida”, através do biofeedback por exemplo, diminui A CURTO PRAZO o desconforto e a dor.
Atualmente utilizam-se 3 técnicas para esse “retreinamento”.
1. Estimular a jogar carga para antepé e médiopé: diminui a carga na musculatura ao redor do joelho, diminuindo as dores (Irene Davis).
Ponto negativo: aumenta a solicitação dos músculos da panturrilha e a sobrecarga nos metatarsos.
2. Aumentar a cadência ( número de passos por minuto). Média de 160-180 passos. O treino seria aumentar 10% do número de passos, ou seja, 160 passos iniciais para 176 passos. Desta forma, com passos mais curtos, diminuímos a sobrecarga em joelho e quadril.(Bryan Heiderscheid)
Ponto negativo: diminui performance.
3. Leve inclinação de tronco, aumenta o ângulo de flexão. Utiliza mais musculatura de glúteo e menos de quadríceps, desta forma, diminui a sobrecarga em joelho e quadril.(Christopher Power)
Ponto negativo: inclinação em excesso sobrecarrega lombar e sacroilíaca.
Essas técnicas de “retreinamento” à CURTO PRAZO diminuem a dor e propícia um retorno à atividade física, porém a LONGO PRAZO não existem evidências científicas da eficácia, pois o paciente/corredor não replica o aprendizado motor em outro ambiente, por exemplo, parque, rua.
Amanhã falaremos sobre o tratamento a LONGO PRAZO para prevenção de lesão na corrida.
Acompanhe o próximo poste dia 21/04/2019 sobre PREVENÇÃO DE LESÃO A LONGO PRAZO!!!!
#corrida #acupunturaesportiva #esporte #pilates #quiropraxia #quiropraxiamooca #fisioterapia #fisionoesporte #euescolhicorrer #correrfazbem #running #run #runningmotivation #fisiotamirestellini