Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TONTURA DESENCADEADA POR ESTRESSE PODE SER CONFUNDIDA COM LABIRINTITE

Por Marco Aurélio Santos Macedo neurologista

      Pablo Blass Valverde quiropraxista



“Muitas vezes influência do estresse no desencadeamento da sensação de tontura confunde-se com diagnóstico de labirintite”.
Má alimentação, vida agitada e noites mal dormidas, estresse, preocupação, raiva podem afetar pessoas com pré-disposição à labirintite.
As preocupações e o estresse do dia-dia podem gerar muito mais que uma leve dor de estômago. Em pessoas com pré-disposição, as situações de estresse bem como a alimentação inadequada, podem resultar na irritação do labirinto, órgão localizado na região interna do ouvido, levando ao sintoma de tontura ou sensação de insegurança ao caminhar.
O neurologista Marco Aurélio Santos Macedo confirma a influência do estresse no desencadeamento da sensação de tontura o que muitas vezes confunde com o diagnóstico de labirintite.
"O termo labirintite é utilizado popularmente para designar apenas uma tontura, mas quando o diagnóstico é realmente de irritação primária do labirinto, a patologia apresenta outros sintomas", conta o especialista.

Sintomas


A doença é acompanhada de náusea, zumbido no ouvido, perda de audição e vertigem (tontura sem sensação de “girar”).
"O estresse pode ocasionar sensação de insegurança e tontura, o que, em um primeiro momento, pode ser confundido com labirintite", diz o neurologista. Algumas vezes, os portadores da doença podem sofrer perda de equilíbrio, com quedas e perdas parciais ou totais da consciência por breve período. Problemas de infecções de ouvido, traumas na região do pescoço ou cabeça e intoxicações por medicamentos ou algumas substâncias como o álcool, também podem desencadear ou piorar o quadro.
O diagnóstico da labirintite é inicialmente dado pelo histórico do paciente e por meio de exames clínicos que verificam, principalmente, o equilíbrio e a coordenação motora, bem como a audição. Posteriormente, o paciente é submetido a exames laboratoriais, sendo o otoneurológico um dos mais importantes. Em alguns casos, para o diagnóstico mais preciso, especialistas solicitam também tomografias e eletroencefalograma.
"A recuperação do paciente de uma crise de labirintite aguda pode levar de uma a seis semanas, porém não é incomum que sintomas residuais (desequilíbrio e tontura) permaneçam por muitos meses ou até anos", acrescenta o neurologista.

O tratamento da doença deve ser acompanhado por um especialista que avaliará as melhores opções terapêuticas para cada paciente. "Na maioria dos casos, os neurologistas optam por medicamentos inibidores do labirinto", comenta. Pacientes de labirintite devem, além do tratamento medicamentoso, receber orientações quanto à dieta adequada evitando certos alimentos (como por exemplo: café, dietas hipercalóricas e álcool, energéticos) e evitar situações de estresse, bem como dormir bem.
A quiropraxia pode ajudar quando "a causa da labirintite estar relacionada com alterações na mobilidade da região da coluna cervical, tensão muscular associada ao estresse e também à articulação de boca (ATM)". Comenta o quiropraxista.
O quiropraxista Dr. Pablo Valverde explica que alterações nessa região principalmente na junção crânio com a primeira vértebra cervical colaboram com informações ao seu cérebro e órgãos responsáveis pelo equilíbrio como o labirinto sobre o seu posicionamento no espaço. Se devido a alguma alteração nessa relação pode ocorrer uma incompatibilidade entre as informações vindas da junção crânio com a primeira vértebra cervical e as vindas do labirinto o que por sua vez pode desencadear sintomas (tontura e vertigem). Que é conhecido como vertigem de origem cervical.

 
Postagens relacionadas - clique aqui


Estresse começa pelo pescoço e cabeça

Reportagem da TV Globo 27 /08 /2010 sobre estresse

O Seu quiropraxista pode ser o seu mais novo - Antioxidante do cérebro e suas conexões com o corpo.

Atenção!

Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um especialista.
Se você se identificou com um desses sintomas procure um especialista e faça uma avaliação do seu caso.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.