A coluna é o centro de equilíbrio musculoesquelético do corpo humano, seu próprio nome já indica a importância desta estrutura.
Ocorre que utilizamos nossa coluna, grande parte do tempo, sem tomar as cautelas necessárias à preservação desta estrutura vital.
Ou seja, fazemos as tarefas do dia a dia sem o cuidado que a coluna requer e, somado à sua utilização natural, ainda praticamos esportes, carregamos peso, caímos, batemos, levantamos e etc. e nos esquecemos que a coluna envelhece inevitavelmente, assim como as demais partes do nosso organismo.
Resultado disso é o mau funcionamento da coluna vertebral com endurecimento das articulações, o que enseja dor e uma possível incapacidade de se movimentar adequadamente.
Portanto, com o avanço da idade e desgaste natural do corpo, é necessário dar maior atenção à saúde, em especial, a da coluna vertebral.
É muito comum em idosos a ocorrência de dores nas costas, pernas, articulações, joelhos, ombros, cotovelos, punhos e mãos e isso ocorre porque, com o passar do tempo, nossos ossos ficam mais porosos, os músculos enfraquecem e as articulações perdem a flexibilidade.
Somado a isso há, ainda, o desgaste das articulações, a artrose e a maior propensão do idoso sofrer lesões músculo-esqueléticas e quedas.
Para agravar, o idoso requer um maior tempo para recuperação de eventuais danos causados ao corpo.
A Quiropraxia pode ajudar a aliviar essas condições e proporcionar uma melhor qualidade de vida nesta fase da vida.
Usando a técnica adequada a cada paciente, o quiropraxista vai ajustar (retirar os complexos de subluxações CID10 M99.1) a coluna vertebral e demais articulações, devolvendo ao corpo os movimentos, melhorando a flexibilidade e diminuindo consideravelmente as dores.
É claro que existem fatores, além da idade, que vão influenciar na velocidade com que cada pessoa se recupera e o tempo do tratamento, tais como a quantidade de ocorrências danosas ocorridas nas estruturas envolvidas, o lapso temporal da existência da lesão, as atividades físicas diariamente realizadas e a condição geral de saúde.
Necessária e de extrema importância a cooperação do paciente com o Quiropraxista e a disposição de mudar alguns hábitos para que o resultados sejam favoráveis.
Portanto, com a ajuda da Quiropraxia, todos podem aproveitar bons momentos em todas as fases da vida.
A Quiropraxia é um tratamento seguro e eficaz que busca trabalhar na causa das doenças, sem a utilização de medicamentos ou procedimentos invasivos.
Os quiropraxistas são treinados para identificar e tratar desordens no sistema nervoso por meio da correção e/ou remoção dos complexos de subluxações CID10 M99.1 , principalmente na coluna vertebral.
Uma vantagem importante para os idosos que recebem tratamento quiroprático é o aumento da amplitude de movimento, tanto na coluna vertebral, como nas demais articulações (extremidades, Articulação Temporo Mandibular, ATM ), permitindo a retomada de atividades rotineiras.
Ou seja, abre-se uma possibilidade para que o idoso volte a realizar atividades básicas sem a incidência de dor tais como brincar com seus netos, cuidar do jardim, fazer artesanato, frequentar bailes e etc.
Há evidências de idosos que notam o aumento do equilíbrio e da coordenação após o tratamento, pois os ajustes estimulam os receptores articulares (mecanorreceptores), melhorando assim a consciência corporal do indivíduo e, por consequência, há progressão na coordenação e o equilíbrio.
Tudo isso reduz as chances da queda, a qual é muito comum nesta fase da vida.
Não resta dúvida que o acompanhamento da Quiropraxia diminui as chances de degeneração da coluna vertebral e outras mudanças nas articulações, como artrites, artroses lesões nos tendões e ligamentos.
Pessoas de todas as idades podem fazer Quiropraxia, pois existem técnicas distintas para cada idade e situação.
A Quiropraxia tem grande enfoque na prevenção!
Por isso, não devemos esperar as dores e restrições aparecerem para procurar um quiropraxista.
Para alcançar a longevidade com saúde, busque bem-estar e qualidade de vida sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.