Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromúsculoesquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nos efeitos do complexo de subluxação vertebral sobre o sistema nervoso.
Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID-10, o Complexo de subluxação (vertebral) - M99.1 é descrito como um modelo teórico de descrição do movimento segmentar vertebral ou articular com disfunção, que incorpora a interação com a doença envolvendo nervos, músculos e ligamentos, vasos ou veias e os tecidos conectivos.
Conforme a OMS(Genebra, 2005) a formação exigida para se obter o nível mínimo aceitável de competência para candidatos que representam prestadores de atendimento quiropratico é de no mínimo 4 anos ou mais de graduação universitária na área da saúde para desenvolvimento de uma prática segura a população.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema musculoesquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
domingo, 2 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.