Autor: Prof. Pablo Valverde, DC
Revisão: fisioterapeuta, Claudia de Marchi Pires
O ideal pode não ser a melhor coisa para você. A sociedade de hoje é extremamente impositiva quanto à forma e os estilos. Infelizmente, os desenhistas e os estilistas seguem tendências criando os olhares originais que nem sempre é possível ser práticos ou mesmo confortáveis.
O olhar da estação mostra modelos na passarela usando salto alto e saias ou calças apertadas. Os modelos aperfeiçoaram a pista de decolagem "caminhada,", mas os olhares e os acessórios populares são frequentemente pouco práticos e podem “machucar” o pé, calcanhar, tornozelo ou até mesmo a coluna levando a problemas como entorse de tornozelo, dores crônicas nas costas frequentemente vejo mulheres andando pela rua com salto alto e uma bolsa de “duas toneladas”, gostaria de pará-la conscientizá-la do que está fazendo ao seu corpo.
As mulheres geralmente fazem uso de salto alto para complementar um estilo, não para o conforto, mas algumas não percebem o quanto que estes sapatos podem causar danos sérios nos pés e podem também proporcionar maiores chances de dores nas costas em especial na região de coluna lombar. Esse calçado alteram o centro de equilíbrio do corpo. Quando uma mulher faz uso de salto alto, ocorre um equilíbrio dinâmico novo. Comparando o sistema musculoesquelético a um móvel, pendurando em equilíbrio dinâmico, cada parte equilibra a outra. Se uma das partes tornar-se instável, o sistema inteiro compensará com um movimento oposto. Especialmente, com o uso de salto alto o tempo todo levará a uma hiperlordose que é o aumento da curvatura da coluna mais inferior levando toda a coluna para frente, e faz com que a pelve desenquilibre para frente (anteversão). Isto altera o posicionamento normal da pelve e da coluna para que o corpo mantenha centro de gravidade em equilíbrio e assim permanecer na posição ereta.
Os pés são à base do nosso corpo. Quando os músculos posteriores da coxa,(isquiotibiais) estão tencionadas, pelve esta estabilizada de modo que a sustentação seja normal. Fazendo uso do salto alto, leva ao encurtamento dos músculos isquitibiais com a elevação do calcanhar desestabilizado o sistema.
Tanto as mulheres quanto os homens caem igualmente nessa armadilha. Entretanto, as mulheres, mais do que homens, tendem a usar roupas muito apertadas. As saias apertadas do estilo tubinho e as calças apertadas podem ser atrativas, mas são frequentemente restringem a mobilidade. “Roupa muito apertada restringe a mobilidade corporal, e tarefas diárias simples tais como abaixar, sentar e andar acaba tornado- se difícil.” as roupas apertadas restringem o movimento. Além de desconfortáveis, tendo por resultado alterações posturais e sobrecarga na coluna lombar.
Outro exemplo insalubre da moda é o uso de bolsas a tira colo e de mão muito pesadas. As mulheres e os homens tendem a carregar muitas coisas em uma bolsa, ou pasta, e frequentemente desconhecem os riscos potenciais a saúde associada à quantidade excessiva de "material" Carregado em uma bolsa com peso maior que 10 por cento do peso corporal pode causar um contrapeso inadequado. Quando apoiado sobre um ombro só, isso irá interferir com o movimento (balanço) natural da parte superior e inferior do corpo. "a pessoa que carrega uma bolsa sobre um ombro só, inconscientemente o corpo leva o ombro de encontro ao peso, mantendo o outro ombro imóvel. Isto resulta em um movimento anormal de contrapeso de um ombro e modificações sobre os movimentos dos braços e dos pés. Nesta situação a coluna vertebral irá curvar-se lateralmente em direção ao ombro com mais peso. Criando uma sobrecarga sobre toda a coluna de modo prejudicial.
Mais e mais as pessoas carregam seus cartões de crédito, cartões de banco e a identidade no bolso de trás de suas calças. Esta pôde ser uma maneira conveniente de carregar os documentos pessoais com você diariamente, mas carregar sua carteira no bolso de trás pode ser uma das causas de dores em longo prazo nas costas. Sugiro que os homens e as mulheres retirem suas carteiras ou outros objetos antes de se sentar por períodos longos. "sentar-se em sua carteira ou porta cartões o dia inteiro criará um “bolso no músculo” que se encontra acima da carteira, este vício da moda pode resultar em desconfortos ou dores nas costas sem motivo aparente.
Na sociedade de hoje, pode ser importante para você vestir-se conforme a moda, mas é mais importante escolher a roupa, os sapatos e as bolsas confortáveis e que faz o seu estilo. Seguindo estes conselhos simples, é possível sentir-se bem em primeiro lugar e também na moda.
• Escolha sapatos confortáveis. Se você precisa usar salto alto, traga sempre um par de sapatos baixos junto com você e troque de sapatos ao sentir dor, cansaço ou qualquer incômodo. Se você vai caminhando para o trabalho, use sapatos ou tênis confortáveis e baixos e troque pelos sapatos mais altos e bonitos quando chegar para reduzir a dor ou desconforto.
• Se os sapatos não estão confortáveis, as possibilidades são: ele nunca será confortável ao andar, o sapato é inadequado e está alterando o centro de gravidade do corpo.
• Não escolha sapatos que a primeira vista parecem agradável, mas que, no entanto não permitem um andar natural e simétrico.
• O melhor calçado é aquele que dá sustentação e conforto ao calcanhar, estabilize o tornozelo e diminua o impacto no calcanhar, tornozelo, joelho, quadril e coluna.
• Em alguns casos especiais como pé diabético, joanete e esporão o mais importante é evitar sapatos apertados e pouca flexibilidade.
• Ao sentar-se, se você está usando salto alto, é importante fazer alongamento da musculatura posterior das pernas (isquiotibiais) e panturrilha (sóleo e gastrocnêmico) para alívio da dor e prevenção de encurtamento muscular.
• Evite o uso excessivo de calças ou roupas justas. Se você preferir uma roupa mais justa escolha os estilos que permitem que você execute tarefas diárias com mais facilidade.
• Escolha uma pasta ou bolsa com uma alça larga e ajustável. A alça Ideal deve ser suficientemente longa para usar transpassada isto irá distribuir uniformente o volume do peso através do corpo.
• Ao carregar uma bolsa, ou pasta, mude de lado frequentemente para evitar carregar o peso de um lado só do corpo.
• Retire os objetos desnecessários da sua bolsa.
• Coloque na bolsa só o necessário para aquele dia como carteiras, telefone celular - nos bolsos dianteiros da bolsa e o que for mais pesado no compartimento central.
• O ideal é o uso de mochila nas costas, sempre com as alças colocadas dos dois lados.
• Se você for dirigir ou sentar-se por longos períodos de tempo, remova sua carteira do bolso trás de suas calças.
• Pense sobre suas tarefas diárias. Se sua roupa esta afetando seus movimentos, considere os equipamentos que cabem em seu estilo de vida.
Os desenhistas e os estilistas têm a tendência de criar conceitos de moda levando em conta só a apresentação do produto sem levar em conta o conforto e os efeitos indesejáveis que isso possa causar em nosso corpo. Escute seu corpo! Um dos aspectos mais importantes de estar na moda, é manter o olhar critico e fazer um julgamento saudável. Seguindo sugestões simples, estar na moda pode ser confortável.
Se a dor persistir, procure um Quiropraxista! O objetivo de um Quiropraxista é realizar a manipulação articular vertebral quiroprático, ou ajustamento com o objetivo de manter as articulações saudáveis e manter o bom funcionamento do organismo.
olá Pablo. Gostei muito da sua postagem. Bastante promissora dentro de uma sociedade voltada para estilos e pouco para a saúde. Meu dia a dia é atender pacientes com dor crônica de diversos mecanismos, porém todos tem fatores muito em comum, além dos psíquicos: hábitos inadequados que provocam ou mantém as dores, o que na verdade é uma tarefa árdua modificá-los. Essa é nossa vida. Nós mesmos fazemos isso trabalhando com os pacientes, viciamos em posturas para atender ou formas pessoais de manipular dos tecidos. Vou colocar um link de sua matéria em meu blog www.dorescronicas.com.br
ResponderExcluirSe quiser visitar fique a vontade.
abraços
Artur