O Brasil é um dos países que mais registraram nos últimos anos, um crescente número de usuários de computadores. Relativamente também cresceram os problemas relacionados à coluna, principais sintomas vão além de dores nos ombros, cotovelos, punhos e mãos ou nas costas: comportamentos agressivos, obsessivos e dependência; fadiga permanente, dores de cabeça e mal-estar constantes na sua maioria estão associados à má postura, e ao tempo de uso diário. Todos esses fatores podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto leva a formação do que chamamos de complexo de subluxação vertebral (CNV). Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
Analisando os casos de desvios posturais e dores crônicas para auxiliar as pessoas que sofrem com os sintomas de artrose, artrite, hérnia de disco, escoliose, Hipercifose, hiperlordose, dores causadas pelo estresse, LER, DORT (doenças ocupacionais) tendinite e outros problemas da coluna e articulações, Eu como profissional na área da saúde quero divulgar, levando a conscientização e conhecimento popular, existe uma profissão na área da saúde de nível superior chamada quiropraxia, que da condições para seu corpo curar-se através da inteligência inata que existe dentro do seu corpo.
O quiropraxista tem a função e o dever de, através de uma entrevista (anamnese), exames físicos (ortopédicos e neurológicos), diagnosticar as alterações neuromusculoesqueléticas e, através do ajuste na coluna vertebral, restabelecer a função daquele seguimento motor, restabelecendo a comunicação normal e adequada entre o sistema nervoso e o resto do corpo. Com isso, o quiropraxista consegue restabelecer a homeostase daquele organismo, permitindo que corpo curar-se através da inteligência inata e consiga voltar ao seu estado de saúde, reduzindo e evitando assim, os sintomas que nada mais são do que avisos de que algo não está funcionando bem naquele corpo.
Para isso, o quiropraxista conta com diversas ferramentas e técnicas dentro da quiropraxia que ele pode selecionar para cada tipo de paciente, realizando assim, um tratamento mais eficaz sem deixar de lado orientações posturais para conscientizar os usuários da importância e necessidade de uma boa postura no computador e nas atividades do dia a dia de modo a prevenir e evitar alterações na coluna vertebral.
Uma analogia utilizada para se explicar a quiropraxia é a de uma casa com um alarme contra incêndio. A casa começa a pegar fogo e o alarme é acionado. O que seria mais correto? Desligarmos o alarme ou apagar o fogo? Lógico que apagar o fogo. E é isso que a quiropraxia faz. Por isso se diz que a quiropraxia trata a causa e não os sintomas.
Com a quiropraxia, você irá fazer a diferença na vida dos seus pacientes, pois irá cuidar da saúde destes como um todo com intervenções eficientes e com conhecimento anatômico, biomédico e neurológico aprofundado e cientificamente comprovado quanto a sua eficácia no tratamento de doenças no sistema musculoesquelético.
Para quem se identificou com a postagem.
ResponderExcluirProcure um quiropraxista graduado!!!