Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

terça-feira, 15 de junho de 2010

Dor lombar um dia teremos uma?

Por Pablo Blass Valverde, DC




Estima-se que 80 % da população mundial sofre ou sofrerá lombalgia em algum momento em suas vidas. A dor lombar é a segunda maior queixa que leva a visitas aos consultórios de quiropraxia, perde somente para cefaléias e dor em ombro. A maioria dos casos de lombalgia são mecânicas sem causas sistêmicas, isto é, não causado por condições sérias, tais como a artrite, infecção, fratura, ou câncer.

Quais as causas da lombalgia?


A região lombar é uma estrutura complexa formada de ossos, vértebras, articulações, ligamentos e músculos. Você pode sofrer uma torção ligamentar, tensão muscular, hérnia de disco, dor de origem articular, inflamação dos nervos que emergem entre as vértebras levando a dor para as pernas no trajeto do nervo (ciática), todos esses fatores podem levar á lombalgia. Acidentes, traumas ou a prática de esportes podem ser a causa da dor, movimentos simples do dia a dia como por exemplo, pegar um simples lápis que caiu no chão pode ter resultados dolorosos. Além, de condições como a artrite, vícios de postura, obesidade, e o estresse dos dias de hoje podem causar ou piorar a dor lombar. A dor lombar também pode resultar diretamente de doenças em órgãos internos, tais como pedras nos rins, infecções urinária, cólicas menstruais, câncer de próstata.
As dores nas costas fazem parte da nossa vida diária, porém, com a coluna saudável, essas dores tornam-se menos graves e tem solução espontânea dentro de 1 ou 2 dias. Algumas, entretanto tornam-se persistentes. O que faz a dor permanecer por um período mais longo não é compreendido totalmente, mas diversas razões podem contribuir como o estresse do dia a dia, atividades repetitivas, insônia, má alimentação, falta de exercícios regulares e depressão. Além disso tudo, a dor crônica pode modificar a maneira com que os sinais da dor são captados pelo cérebro, e depois com o tempo ao menor estímulo passamos a sentir dor e nos tornamos mais sensível e mais resistente aos efeitos de medicamentos necessitando cada vez mais, e portanto mais suscetíveis a desenvolver síndromes dolorosas como a “fibromialgia”.
 
A lombalgia pode sumir do mesmo modo que apareceu?


Até recentemente, os pesquisadores acreditaram que a lombalgia pode ter uma resolução espontânea. Nós aprendemos, entretanto, que isso não é verdade. Um estudo recente mostrou que quando a lombalgia não é tratada, pode sumir temporariamente mas retornará muito provavelmente. O estudo demonstrou que mais de 33% dos pacientes que tiveram um episódio de lombalgia, a dor dura mais de 30 dias. Somente 9% dos pacientes que tiveram lombalgia por mais de 30 dias podem permanecer por 5 anos ou mais sem tratamento.
Um outro estudo fez uma revisão da literatura sobre a história natural da doença. Os resultados mostraram que quando é ignorada, a lombalgia não tende a melhorar pelo contrário o estudo demonstra que a dor lombar permanece por longos períodos depois dos primeiro sintomas.


O que posso fazer para evitar a lombalgia?


Se a sua lombalgia não passar em poucos dias, visite seu quiropraxista. Sua dor ocorre frequentimente devido a alterações biomecânicas conhecidas como (complexo de subluxação vertebral) que interferem na mobilidade normal e funcionamento do sistema nervoso e da saúde em geral o qual seu quiropraxista está apto em identificar essas alterações e corrigi-las. Muitos pacientes de quiropraxia relatam o alívio rápido dos sintomas e eficácia em longo prazo.


O ajuste quiropratico como é mais conhecido é um tratamento seguro e eficaz para dor nas costas. O ajuste quiropratico é um dos três tratamentos indicados para lombalgia cuja eficácia é comprovada por pesquisas rigorosas. Reduzindo a dor e diminui a necessidade de medicação. A quiropraxia Ajuda na evolução mais rápida do tratamento em conjunto com outras formas de terapias físicas como Pilates, RPG, Fisioterpia e Acupuntura entre outros.

Como Posso evitar a dor?

  • Não levante peso dobrando suas costas para frente, Agache dobrando os quadris e joelhos e para objetos no alto, mantenha sua coluna reta sem perder as curvas fisiológicas (lordose lombar e cervical e a cifose torácica) Não torça seu corpo ao levantar da cama ou sair do carro.
  • Empurrar é melhor que puxar, quando você precisa mover objetos pesados.
  • Se você precisa permanecer sentado por períodos longos, faça paradas a cada 40 min. / 1hora e alongue-se.
  • Prefira usar sapatos confortáveis, tênis ou sapatênis ou sapatos com saltos baixos; evite salto alto.
  •  Exercite-se regularmente. Um melhor estilo de vida e práticas saudáveis contribui para reduzir as dores nas costas
Que devo eu dizer a meu quiropraxista?


Diga de forma objetiva  e clara sobre sua queixa quanto a dor, mobilidade, e outros sintomas!
Assim ele poderá entender o que você tem e direcionar melhor o seu tratamento.


Referências
1. Hestbaek L, Leboeuf-Yde C, Engberg M, Lauritzen T, Bruun NH, course Mannich C. In low-back pain in a general population. Results of a study in five-year perspective. J Manipulative Physiol There 2003 May; 26 (4) :213-9.
2. Hestbaek L, Leboeuf-Yde C, low-back pain Mannich C.: What is the long-term course? A review of studies of general patient populations. Spine J 2003 Apr; 12 (2) :149-65 De Eur
3. Stig LC, Nilsson O, pattern C. Leboeuf-Yde Recovery of patients treated with chiropractic spinal manipulative therapy for low back pain long-lasting or recurrent. J Manipulative Physiol There 2001 May; 24 (4) :288-91.
4. Features Nyiendo J, de Haas M, Goodwin P. Patient, practical activities and one-month results for chronic low-back pain, recurrent treated by chiropractors and doctors of family medicine: a feasibility study-based practice. J Manipulative Physiol Theraphy 2000 May; 23 (4) :239-45.
5. Time to recognize the value of chiropractic care? The satisfaction surveys of science and patient cite usefulness of spinal manipulation. Orthopedics Today February 2003, 23 (2) :14-15.
6. Lawrence H. Wyatt, CC, DACBR, professor, Division of Clinical Science, Texas Chiropractic College.
7. Valverde Pablo Blass, DC, professor e supervisor de estágio supervisionado obrigatório, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo Brasil.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.