Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

terça-feira, 8 de junho de 2010

MANUAL DE BOAS POSTURAS

Um guia para você desentortar sua coluna e não se tornar mais um refém da dor nas costas, problema que atinge 80% da população. Segue 9 dicas que vão endireitar seu cotidiano.

Por Dr.Pablo Valverde, quiropraxista,;Dr. Jamil Natour, médico reumatologista

design Thiago Lyra

O primeiro ancestral humano que aprendeu a se locomover sobre os dois pés pode muito bem ter proferido, logo depois de suas passadas de bípede estreante, uns “ais” de desconforto — ou algo do gênero. Isso porque sua coluna passou a sustentar sozinho todo o peso do corpo, que, antes do advento da nova forma de caminhar, quando a humanidade andava de quatro, era mais bem distribuído. A dor nas costas é um legado com o qual grande parte da humanidade tem de lidar diariamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da população sofra “ou vai sofrer”, de lombalgia, a sensação dolorosa que surge na parte mais baixa da coluna.

Sobrepeso, alterações na mobilidade e função em vértebras e músculos em desequilíbrio são alguns dos gatilhos que disparam o problema. E, para deixar esse panorama ainda mais dolorido, entram em cena as posturas erradas no dia-a-dia. “Elas não são a causa da dor, mas contribuem bastante para piorar do quadro”, explica Dr. Pablo Valverde “O corpo nos avisa quando a gente faz alguma coisa errada”, diz o reumatologista Dr. Jamil Natour, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). “E esse aviso vem geralmente na forma de dor. Ela deve ser respeitada e nunca negligenciada”, completa. Veja as saídas e os conselhos para não cair em armadilhas.

ENDIREITE-SE OU... Dor de cabeça

Seu nome é pomposo: cefaléia cervicogênica e ou tensional. Esse tipo de dor de cabeça pode vir à tona devido a uma tensão muscular no pescoço. “Esticá-lo à frente para ler algum texto no computador pode provocar esse sintoma”, explica Dr. Pablo Valverde.

MALES DIGESTIVOS/ CÓLICAS

A má postura e alteração nas curvaturas normais da coluna vertebral (cifose lordose fisiológicas) fazem com que a menstruação e outras funções vitais como a digestão, que tem a sua função controlada pelos nervos que saem entre as vértebras, tenha seu fluxo do impulso nervoso alterado. Portanto, órgãos como o estômago, intestino e útero tem a sua função comprometida levando ao aparecimento de sintomas como má digestão, cólica menstrual e intestino preso.

QUE FRIO, QUE DOR!

As sensações doloridas que afligem a coluna podem aumentar quando a temperatura ambiente cai. Isso porque a musculatura fica mais enrijecida, o que torna o problema ainda mais penoso. É como se fosse uma espécie de recolhimento para se proteger do frio.

DESENTORTE SEU COTIDIANO. Pequenos ajustes quiropraticos na coluna vertebral e orientações nas posturas do dia-a-dia contribuem para afastar o fantasma da dor!!

Introduzir ligeiras mudanças posturais na sua rotina já é um grande avanço. “Não é necessário ficar 24 horas numa posição correta. 5 horas já resolvem”, diz o quiropraxista Dr. Pablo Valverde. “O tempo de atenção e manutenção da postura e evitar movimentos repetitivos são alguns dos fatores determinantes para que músculos e articulações fiquem mais saudáveis.”

1. Na hora de carregar pesos

Você já deve ter ouvido ou lido este conselho algumas vezes, mas, por preguiça ou esquecimento, deixou de carregar objetos pesados do jeito certo. Para o bem de sua coluna, flexione os joelhos (como a moça à esquerda), pegue a peça e, com calma, levante-se. Dessa forma você estará transferindo a carga para os músculos das pernas, que são mais fortes do que os das costas — afinal, eles não foram projetados para transportar grandes volumes.

2. Até a calça

Na hora de vesti-la, o mais adequado é sentar-se na cama ou numa cadeira. Em seguida vista uma perna de cada vez. Por fim, levante-se e feche ou abotoe.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4. Para calçar os sapatos

Sim, também há uma maneira correta de realizar essa atividade tão corriqueira. Se você já é predisposto a dores nas costas, calçá-los numa posição errada, forçando a coluna, só vai piorar a situação. Assim, para evitar problemas, sente-se, traga o pé até o joelho e calce o sapato. Não abaixe o corpo para isso.

 
 
 
 
 
 
 
 
  
3.Olha  curvatura

Ficar inclinado por muito tempo na mesma posição é muito prejudicial para a coluna, que tem três curvaturas naturais. Quando elas sofrem alterações excessivas, aumenta-se a sobrecarga sobre os discos vertebrais. Nos indivíduos predispostos ao problema... é dor na certa.

 
 
 
 
 
    
5. Ao passar roupa

Esta dica também é válida para quando se vai lavar louça: pegue uma ou duas listas telefônicas e as disponha no chão como um apoio para os pés. Procure alterná-los sobre essa espécie de degrau.  Deixe a tábua na altura pelve (bácia) para reduzir a tensão nos ombros. Assim você relaxa também a curvatura da lombar, diminuindo a dor e prevenindo lesões.




 
 
 
 
6. Nada de torce retorce
Evite virar o corpo intensamente. O mais saudável é no carro usar os espelhos para manobrar; no escritório levantar-se da cadeira ou girá-la — use o mobiliário a seu favor. Quem já apresenta algum problema nos discos vertebrais,                      os amortecedores entre as vértebras , está mais sujeito a lesões quando realiza essas rotações abruptas. Ou seja, elas abrem caminho para uma hérnia.




7. Na cama lendo

Para essas horas, o recomendado é sentar-se com toda a coluna encostada na cabeceira da cama — se quiser, ponha um travesseiro atrás das costas. As pernas podem ficar esticadas ou flexionadas. Mantenha os cotovelos apoiados no colchão. Se quiser erguer mais o livro, use então dois pequenos travesseiros sob os braços.



8. Bolsa a tiracolo

Procure alterná-la entre o ombro esquerdo e o direito — mas atenção com o tamanho e o peso. Se for realizar uma longa caminhada, o aconselhável é usar o modelo transversal, que facilita a transferência de carga da perna direita para a esquerda. E, na hora de carregar grandes volumes, opte por uma mochila, que promove uma distribuição simétrica do peso.





9. Apague o cigarro e pratique exercícios

Livre-se do pigarro. Ao tossir o fumante pode sentir uma dor momentânea nas costas. Isso porque há um aumento de pressão na barriga e no tórax e, daí, os nervos que saem das vértebras acabam apertados. Resultado: "muitos ais"!






CHEGA-PRA-LÁ NO INCÔMODO TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.