Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo associa suplementos de cálcio a ataques cardíacos

Muitos se surpreenderam com a notícia de que suplementos de cálcio aumentam a chance de um infarto do miocárdio (ataque do coração).


Suplementos de cálcio comuns ingeridos por idosos para fortalecer os ossos podem aumentar o risco de ataques cardíacos, segundo um estudo divulgado em 30/07/2010 sexta-feira.(a notícia)
 Os resultados, publicados no British Medical Journal, sugerem que o papel do cálcio no tratamento da osteoporose deve ser reconsiderado, afirmaram os pesquisadores.  (o artigo)
Comprimidos de cálcio são normalmente prescritos para melhorar a saúde do esqueleto, mas um ensaio clínico recente sugeriu que eles poderiam aumentar o número de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares em mulheres idosas saudáveis. Para investigar mais, uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Ian Reid, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, revisou 11 estudos clínicos realizados com 12.000 pacientes.
Eles descobriram que os suplementos foram associados a um salto de cerca de 30% no risco de ataque cardíaco.
As chances de ter um AVE (acidente vascular encefálico, antigo AVC) também aumentaram, em menor grau.
A relação foi consistente em todos os ensaios, independente da idade, sexo e tipo de suplemento.
Embora o risco adicional é modesto para qualquer indivíduo, o uso generalizado de suplementos de cálcio pode significar uma possibilidade muito maior de contrair a doença em toda a população, advertiram os autores.

Estudos anteriores descobriram que a elevar a ingestão de cálcio por mudanças na alimentação não aumenta os problemas cardiovasculares, sugerindo que os riscos estão restritos aos suplementos.
Em um comentário, John Cleland, da Universidade de Hull, no Reino Unido, e seus colegas salientam que, independentemente dos possíveis impactos sobre as taxas de ataque cardíaco, os suplementos de cálcio, provavelmente, não são muito eficientes na redução de fraturas em qualquer caso.
 O cálcio é um mineral muito importante, não só na formação do osso, mas para o funcionamento dos músculos e das células nervosas. O transporte do cálcio é feito pelo sangue, até os músculos e neurônios (células do sistema nervoso). Se por acaso o paciente tiver agregação eritrocitária (hemácias grudadas), a circulação do sangue vai estar comprometida (Baskurt OK. In vivo correlates of altered blood rheology. Biorheology. 2008;45(6):629-38), dificultando o transporte não só do cálcio, como de vários nutrientes. Como já vimos, a agregação eritrocitária é comum em pessoas idosas (Christy RM, Baskurt OK, Gass GC, Gray AB, Marshall-Gradisnik SM. Erythrocyte Aggregation and Neutrophil Function in an Aging Population. Gerontology. 2009). Mas músculos e neurônios precisam de cálcio, logo o organismo acaba mobilizando o cálcio da nossa reserva – o osso.
Se o transporte de cálcio está comprometido, a reposição de cálcio não vai resolver o problema da osteoporose, e ainda vai haver mais cálcio para não ser transportado, e mais cálcio para ser depositado na parede das artérias, sendo uma possível causa do aumento do infarto do miocárdio. Confirmando esse raciocínio, um estudo recente relacionou a osteoporose com a deposição de cálcio em artérias e válvulas do coração (Hjortnaes J, Butcher J, Figueiredo JL, Riccio M, Kohler RH, Kozloff KM, Weissleder R, Aikawa E. Arterial and aortic valve calcification inversely correlates with osteoporotic bone remodelling: a role for inflammation. Eur Heart J. 2010 Jul 2.). Os remédios modernos para o tratamento da osteoporose (conhecido como bifosfonados, sendo o mais conhecido o alendronato) simplesmente prejudicam as células responsáveis pela reabsorção do cálcio, não resolvendo o problema do paciente.

Portanto, quando verificamos que medicamentos como os antiinflamatórios (como o Vioxx entre outros) aumentam o risco de problemas tromboembólicos (Joshi GP, Gertler R, Fricker R. Cardiovascular thromboembolic adverse effects associated with cyclooxygenase-2 selective inhibitors and nonselective antiinflammatory drugs. Anesth Analg. 2007 Dec;105(6):1793-804), estamos falando do mesmo aspecto dos hormônios e do cálcio: O aumento da agregação eritrocitária o que aumentam o risco de problemas tromboembólicos (Hemácias grudadas - o que significa isso? ). a circulação do sangue vai estar comprometida (Baskurt OK. In vivo correlates of altered blood rheology. Biorheology. 2008;45(6):629-38),

E agora ????


Continuar ou não a tomar e/ou prescrever suplementos de cácio?

Leia mais sobre o assunto: Um dia esse remédio faz bem, em outro esse mesmo remédio faz mal

2 comentários:

  1. Oi Pablo.
    Tomar suplementos de cálcio isoladamente, ou mesmo com vitamina D pode levar a uma calcificação de artérias sim. Normalmente por as doses utilizadas serem muito altas (de 500 a 1000mg), e não terem um sinergismo com outros nutrientes. Por exemplo o magnésio, que deve ser suplementado na escala de 1:1 com o cálcio, sempre levando em consideração o status nutricional do paciente. Deve-se considerar também outros nutrientes que participam da saúde óssea, como silício, boro, cobre, lisina, magnésio, manganês, vitamina C, zinco, vitamina D e probióticos, sendo os probióticos responsáveis pela melhor absorção de nutrientes pelo aumento na acidez intestinal.

    Enfim... acho interessante suplementar, mas considerando os vários nutrientes envolvidos no processo, e a real necessidade da suplementação. Devemos respeitar a individualidade bioquímica.

    ResponderExcluir
  2. Daniella,

    Muito obrigado pelo comentário e pela qualidade das informações
    Quem gostou das informações entre em contato com a Drª Daniella Barbosa

    Acesse o site:
    www.uvaverde.com.br

    Contato:
    http://www.uvaverde.com.br/faleconosco.html

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.