domingo, 1 de agosto de 2010
QUIROPRAXIA PARA JOGADORES DE TÊNIS
Foto: http://www.nadalvsfederer.com/
Pablo Blass Valverde-quiropraxista
Tênis é um jogo muito exigente, que envolve a grande maioria dos músculos do corpo humano. Você precisa correr e parar bruscamente, torcer e girar o corpo rapidamente. É preciso ter os músculos dos ombros e braço fortes. Como também ter uma boa visão e coordenação. A mais de 200 km por hora é velocidade que a bola sai da raquete de tênis dos jogadores - Muito poucos chegam a atingir esta velocidade, mas, no entanto, indica que o jogo não é apenas um processo lento e social como um passa tempo. Lá fora é uma guerra, e é melhor você estar pronto para ela!
Dicas Básicas:
1. Escolha uma raquete relativamente leve e que tenha o “grip” (cabo da raquete) do tamanho correto para a sua mão;
2. Certifique-se que os Tênis ofereçam uma boa sustentação e proteção para os tornozelos e que tenha um formato antipronação (com elevação da parte interna do pé) fabricado para evitar quedas e com um reforço na ponta;
3. As roupas devem ser leves e confortáveis. Mas não com trajes de banho;
4. Concentre-se no jogo, mas não se permita ficar tenso ou se preocupar demais com isso. Afinal, é apenas um jogo!
5. Se você está jogando em um nível muito inferior ao seu adversário que seria melhor lançar-se em um nível mais baixo até o seu jogo melhorar.
6. Ter aulas com um treinador profissional de tênis é a atitude mais importante para evitar e corrigir movimentos errados e falhas técnicas que futuramente poderão levar a lesões em ombro, cotovelo, punho e mão isso com certeza farão o seu jogo melhorar drasticamente.
7. Associe se a um clube de Tênis ou forme um grupo para praticar. Sinta-se confortável com eles e tenha certeza que você está se divertindo. Não faça da prática do esporte uma alavanca social ou profissional. A vida já é suficientemente estressante e movida por interesse.
8. Consulte o seu quiropraxista regularmente. Comente com ele que você pratica tênis, quantas vezes por semana e em sua consulta serão abordados pontos e necessidades específicas. As áreas importantes do corpo que necessitam maior atenção incluem a os cotovelos, punhos, mãos, joelhos e tornozelos e por último, mas não menos importante parte superior das costas e ombros, as escapula e clavículas, coluna cervical (pescoço).
9. Verificar a presença de dor tensão e aderências nos músculos para evitar o desenvolvimento de tendinites principalmente dos músculos extensores cotovelo e antebraço.
10. Não utilize antivibradores entre as cordas da sua raquete. Hoje em dia as raquetes já são projetadas para evitar esse incômodo. Essa prática leva a vibração diretamente para a sua mão, punho e cotovelo predispondo a lesão muscular, articular e ligamentar.
Procure o seu quiropraxista se você tem dor e verificar se a sua técnica está causando problemas. Assim você pode ver que o seu quiropraxista será capaz de orientá-lo para que seu jogo de tênis não esteja prejudicado pela presença de Subluxações ou articulações fixadas, e assim você será capaz de desfrutar do seu jogo sabendo que você está praticando exercícios com o seu potencial máximo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.