Os atletas campeões de boxe Evander Holyfield e Popó, de surfe Tom Curren, Kelly Slater, Victor Ribas, Evaristo Ferreira e de golfe Tiger Woods, assim como os atletas olímpicos com medalhas de ouro no iatismo Robert Scheidt em decatlo Dan O’Brien, nos cem metros Donovan Bailey, e de voleibol de praia Karch Kiraly, todos eles recebem ajustes regularmente por chiropractors/ quiropraxistas para o tratamento de dores de coluna, dores de cabeça devido à tensão nervosa, enxaquecas, dores musculares, hérnias de disco, e problemas biomecânicos e neuromúsculoesqueléticos.
Robert Scheidt
Palavras do melhor velejador do mundo em 2004 e ouro olímpico em Atenas e Atlanta Robert Scheidt, 8 vezes campeão Mundial da classe Laser, Campeão Mundial Júnior da classe Laser, Campeão dos Jogos Mundiais da ISAF da classe Laser, 3 ouros em Pan-Americanos, Prata Olímpica em Sydney além de 169 pódios, dos quais 83 internacionais nas de barco nos quais competiu.
"Tenho contato com a quiropraxia desde 2001, inicialmente para tratar de dores crônicas na coluna e região lombar, muito castigadas pelo intenso trabalho físico que realizo em meus treinamentos e competições.
Senti uma melhora imediata em minhas dores e continuo o trabalho até hoje.
Sem dúvida, a quiropraxia que venho realizando neste tempo, tem contribuído muito para minha performance esportiva, minha longevidade como atleta profissional, bem como para o meu bem estar físico.
Recomendo a todas as pessoas que procurem conhecer a quiropraxia e seus inúmeros benefícios."
Robert Scheidt www.robertscheidt.com.br
Contando com um número crescente de quiropraxistas na área esportiva, e que já integram equipes de saúde em Olimpíadas, foi estabelecida em 1986 a Federation International Chiropractic Sports (FICS).
O tratamento de atletas amadores e profissionais segue três objetivos: melhorar o desempenho por causa da maior mobilidade de ação da articulação e dos músculos, prevenção de lesões e reabilitação das lesões. Das especialidades quiropráticas que mais se desenvolveram nos últimos dez anos, destaca-se a quiropraxia esportiva, ratificando a importância do trabalho realizado na área de competição, observando diretamente a dinâmica dos atletas ou em consultório buscando a reabilitação. Seja na prevenção e tratamento de lesões ou melhora de desempenho, o quiropraxista esportivo tem como principal área de atuação as extremidades, sejam membros superiores ou inferiores. A liberdade e amplitude de movimento nas articulações dos ombros para nadadores e coluna lombar, joelhos e dos tornozelos para corredores pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso para um atleta amador ou profissional (CHAPMAN-SMITH, 2001).
Desde 2000 o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) leva, em sua equipe, um quiropraxista para o tratamento dos atletas, de todas as modalidades.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008 o Dr. Plínio Barreto fez novamente parte da equipe brasileira, proporcionando aos nossos competidores o mesmo tipo de tratamento que recebem os atletas de outros países como EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, entre outros.
A quiropraxia permite uma melhora no desempenho esportivo, além de acelerar o processo de recuperação e reduzir a incidência de lesões. Por isso seu crescente uso no meio esportivo.
Parabenizamos os nossos atletas e toda a comitiva e coordenação do Comitê Olímpico Brasileiro pelo brilhante trabalho realizado. Boa sorte a todos e que nossos atletas possam nos presentear com muitas medalhas.
É muito gratificante e deve ser uma experiência incrível participar de um evento esportivo do tamanho e importância de uma Olimpíada. Estou ansioso para Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 no Brasil.
Dr. Plínio Barreto http://www.centrodequiropraxia.com.br/
Parabéns Dr. Plínio Barreto (ABQ 0008) pelo excelente trabalho em cuidar dos nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Beijing- 2008 como também por levar o nome da quiropraxia para atletas de tão alto nível!!
Dr. Plínio Barreto http://www.centrodequiropraxia.com.br/
A caminho de Beijing, o quiropraxista brasileiro Dr. Plínio Barreto (terceiro da direita para a esquerda) e a equipe do COB ( Comitê Olímpico Brasileiro), foram recepcionados em Toronto, Canadá, pelo quiropraxista especialista em quiropraxia esportiva, Dr. Gordon Lawson (ao centro da foto, de óculos escuro). (www.quiropraxia.org.br)
Adorei o blog, Pablito saudades bj
ResponderExcluir