Quiropraxia na Mooca-SP

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.

Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral ou ajustes na coluna para corrigir os problemas incluindo orientações de postura e exercícios.

O objetivo é diminuir a dor devolver o movimento para a coluna e articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.




Cuide da saúde da sua coluna vertebral!!!

55 11 998124405 / 11 26042445

E-mail profpablovalverde@gmail.com



Acesse os links e saiba mais:

www.quiropraxia.org.br
http://drpablovalverde.site.med.br



Atendimento na zona leste bairro da Mooca SP

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quiropraxia: Cura para os males do dia-a-dia

Fonte: Portal da educação física - Noticias/ SP

publicado em 28/09/2006

A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético ou, basicamente, de alterações na função articular. Do grego quiros (mãos) e praxis (exercer, praticar), a profissão existe há pouco mais de um século. Atualmente, é um dos novos ramos da área da súde e bem estar, e métodos terapêuticos como exercícios físicos, reeducação da postura e orientação nutricional, são alguns dos caminhos para uma vida saudável.

Problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos, bem como seus efeitos sobre o sistema nervoso, são sanados pela prática. "As inflamações restringem o movimento das articulações. Com os ajustes da quiropraxia, a amplitude do movimento e a lubrificação melhoram, assim, se restabelece toda a fisiologia local, que elimina o processo inflamatório e alivia a dor", explica a quiropraxista Amanda Horwath dos Santos.
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia é a terceira maior profissão na área da saúde no mundo. Atualmente, são mais de 90 mil quiropraxistas espalhados em 70 países. Cada um destes, assim como o Brasil, está inscrito em Associações Nacionais de Quiropraxia legalmente reconhecidas como membros da Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic).
A procura por quiropraxistas, assim como pela profissionalização, tem aumentado expressivamente. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, aproximadamente um terço das pessoas que sofrem dores ou problemas da coluna vertebral, consulta um profissional. No Brasil, ela existe há 30 anos, e o número de pessoas habilitadas na área esta em crescimento.
É crescente, da mesma forma, a quantidade de estudantes de quiropraxia, tanto no país como no exterior. E é importante ressaltar aos pacientes, "a busca por um profissional com formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente ou que seja sócio da Associação Brasileira de Quiropraxia". O alerta é dado por outra especialista no assunto, Ivani Furlan.
Cura para doenças comuns
Mais que uma forma de tratamento para corrigir a má postura e amenizar dores na coluna vertebral, a Quiropraxia ajuda ainda em casos de hérnia de disco, dor ciática, dores de cabeça, labirintite, bruxismo (ranger de dentes), bursite e até cólicas menstruais. A asma, por exemplo, pode ser reduzida: "A Quiropraxia ajuda a diminuir a freqüência, a severidade e o desconforto muscular dos ataques de asma. O mesmo ocorre na bronquite. O tratamento é realizado mediante ajustes regulares que promovem bem estar ao paciente", afirma Ivani.
Para quem trabalha horas em frente ao computador, se seguir à risca algumas dicas, o problema pode ser minimizado, segundo o Dr. Song Duck Kim, também diretor do instituto. "O mouse deve ficar na mesma altura do teclado e a cabeça deve ser mantida ereta, com a altura dos olhos um pouco acima do ponto médio do monitor".
As lesões por esforços repetitivos (LER), restrições com movimentos e osteoartrose são exemplos de algumas das doenças comuns nas articulações, e após um ajuste bem realizado, por meio do exercício da Quiropraxia, observa-se redução de dor, melhora nos movimentos e redução da tensão muscular. Ivani aconselha, nesses casos, a fazer alongamentos simples, se possível, de hora em hora. "Mexer-se com freqüência ajuda bastante, pois posturas mantidas por longos períodos causam dor", afirma o quiropraxista.
Testada e aprovada por americanos famosos, como Mel Gibson, Arnold Schwarzenegger e Richard Gere, a Quiropraxia também faz parte da vida dos brasileiros Vítor Belfort, Robert Scheidt e Nando Reis, que têm na terapia a ajuda para evitar problemas previsíveis, pois além de minimizar a dor, ela mantém a boa função da coluna e do corpo.
Graduação em Quiropraxia
Para se tornar um quiropraxista é preciso estudar o mínimo de quatro anos. As matérias que abrangem o curso são anatomia, neuroanatomia, prática em quiropraxia, radiologia, biomecânica, técnicas adicionais específicas da quiropraxia, jurisprudência, entre outras. "O currículo consiste em uma extensa educação em ciências, métodos diagnósticos, terapêuticos e prática clínica", ressalta Amanda.

Fonte: Portal da Educação Física´- notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.