No entanto, a quiropraxia pode não só cuidar de todos estes problemas, como evitar que eles ocorram, na medida em que tem o poder de revitalizar a sua saúde e bem estar, melhorar seu desempenho profissional, esportivo, aumentar sua resistência física e imunológica evitando assim o surgimento de doenças, e conseguentemente reduzir o uso de medicamentos e eliminação das dores, fazendo sentir mais vivo.
A quiropraxia tem como objetivo principal remover as interferências da sua coluna sobre o funcionamento do seu corpo promovendo a saúde e o bem estar.
As limitações na mobilidade da coluna vertebral são conhecidas com complexos de subluxações vertebrais (CSV).
Esses CSV interferem na transmissão dos impulsos nervosos (informações) que são enviados do cérebro para todo o nosso corpo através da coluna vertebral, desencadeando uma série de problemas ao nosso organismo. Livre dos complexos de subluxações vertebrais (CSV), seu equilíbrio é re-estabelecido, seu cérebro sintoniza-se melhor com o todo o corpo, proporcionando o funcionamento adequado dos órgãos, tecidos, músculos, etc.
Foto 1 Anatomia da coluna vertebral
A Medula
Veja à cima as terminações nervosas (nervos) partindo da medula, passando entre cada vértebra e dali seguindo para os órgãos e demais tecidos do corpo. (Foto 1)
É fácil entender como subluxações da coluna vertebral podem interferir na transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e o corpo.
Da mesma maneira que o crânio envolve nosso cérebro, a coluna vertebral envolve nossa medula.
A coluna vertebral, porém, tem mais uma importante função, a de permitir o movimento e a mobilidade do nosso corpo enquanto o sustenta em pé. Ela cumpre este processo, através de 24 vértebras, que são separadas com graus de movimento variados, porém coordenados.
Nossa coluna funciona bem quando todas estas vértebras estão alinhadas, uma precisamente em cima da outra. Cada nervo sai entre cada vértebra. Quando a coluna está alinhada, os nervos passam por entre as vértebras sem ser comprimidos, permitindo que a vida possa fluir do cérebro ao corpo, sem qualquer interrupção.
Infelizmente qualquer vértebra desalinhada vai acabar interferindo nesse fluxo de inteligência e vai ter um efeito prejudicial sobre nossa saúde.
Esses desalinhamentos são chamados de complexo de subluxação vertebral que são alterações funcionais que acometem as vértebras interferindo com o funcionamento do sistema nervosos que se ramifica e emerge entre as vértebras e faz a comunicação entre o cérebro e todo o nosso organismo. Essa disfunção pode ocasionar sintomas como dores, contraturas musculares, hérnia de disco, etc.
O objetivo da Quiropraxia é ajustar a vértebra removendo os complexos subluxações vertebrais, devolvendo a biomecânica normal, tirando a irritação sobre o nervo, facilitando a recuperação da postura correta e permitindo que a força da vida volte a fluir, deixando que o corpo funcione na sua capacidade total
Os complexos subluxações vertebrais são muito comuns e na maioria das vezes assintomáticas. Geralmente quando são percebidas é porque já estavam presentes há muito tempo. Dor e outros sintomas são somente efeitos dos complexos subluxações vertebrais e é uma das maneiras que o cérebro tem para chamar a nossa atenção, assim como sentimos fome quando precisamos nos alimentar ou sono quando o corpo precisa de descanso
Alguns dos sinais mais comuns da presença das subluxações são:
• Dor lombar
• Dor ciática
• Hérnia de disco
• Dor de cabeça
• Dor no pescoço
• Dor nos ombros
• Escolioses
• Lordose
• Fibromialgia
• Má postura
• Adormecimentos dos braços, pernas e dedos
• Falta de força nos membros
• Problemas menstruais
• Gastrites e úlceras estomacais
• Constipação (prisão de ventre)
• Vertigem
• Insônia
• E muito mais
COMO FUNCIONA?
Foto 2 Fecundação
Para responder a esta pergunta, vamos primeiro ao princípio da vida quando o espermatozóide se junta ao óvulo (foto 2). Desde este momento, uma inteligência está criada, uma força da vida que até hoje é responsável por todas as funções do nosso corpo.
Esta força coordena 75 trilhões de células no nosso corpo e permite que nosso corpo cure-se sozinho. Foto 3 Dsenvolvimento
Desde o momento da união das células, esta inteligência inata controla o desenvolvimento dos órgãos do feto, dos quais o cérebro, obviamente, é o primeiro a ser desenvolvido1, seguido do Sistema Nervoso (foto3). Assim como se tivéssemos um computador dentro do nosso corpo, o cérebro armazena nossa inteligência, a força da nossa vida.
Na quiropraxia, chamamos tudo isto de inteligência inata, aquela que você já nasce sabendo, pois não precisamos ensinar ao nosso corpo como ele deve funcionar.Esta inteligência inata dirige nossos corpos desde o momento que fomos concebidos até o momento da nossa morte. Trata-se de uma força perfeita, incapaz de cometer um erro.
Nenhum computador feito pelo homem até agora ou no futuro, poderá superar a inteligência do nosso cérebro. Até hoje este órgão tão complexo ainda não está 100% conhecido.
O sistema nervoso é o responsável pela comunicação (através de impulsos nervosos) entre o cérebro e o corpo comunicando toda esta inteligência aos outros órgãos e a cada célula, deixando a força da vida fluir pelo nosso corpo, permitindo que ele se expresse.
Obviamente, um órgão tão importante quanto o cérebro, composto por tecido neurológico extremamente delicado, precisa de uma forte proteção, assim como um computador tem uma estrutura protegendo sua memória. Nosso crânio faz esta função, composto por uma camada óssea de 5 mm de espessura, muito dura e imóvel, oferece ao nosso cérebro uma perfeita proteção.
Se pensarmos no cérebro como uma central telefônica, então a linha principal de comunicação, seria nossa medula, que sai do crânio e descem até a coluna lombar, como os milhões de nervos comparados às linhas telefônicas de cada casa, saindo e juntando com os órgãos, tecidos e células de nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.